29/03/2024

Resumão do futebol internacional: PSG e Juventus, quem vai ser campeão nacional primeiro?

Hegemônicos em suas ligas nos últimos anos, times chegam ao terço final da temporada com vantagem superior a 10 pontos.

Há quem diga que os principais campeonatos nacionais na Europa são competições de apenas dois times. Quando muito, aparece um terceiro candidato ao título. Mas nesta temporada, duas ligas levaram a falta de competitividade ao extremo. Na Itália e na França, o campeonato é de um time só. Difícil imaginar que a Juventus não fature o Scudetto, e o Paris Saint-Germain não ganhe a Ligue 1. Faltando um terço para o fim da temporada, a dúvida é saber qual dos dois vai garantir matematicamente a taça primeiro.

Não deve ser fácil promover um campeonato que já acabou faz tempo. Ainda mais quando até os vice-líderes colaboram com o primeiro colocado. Na Itália, por exemplo, o Napoli tropeçou em casa: 0 a 0 com o Torino. E a Juventus, que abriu a 24ª rodada fazendo 3 a 0 no Frosinone, agradeceu: agora o time de Cristiano Ronaldo tem 13 pontos de diferença (66 a 53).

Na França não é diferente. O Lille também ficou no 0 a 0 com o Montpellier, diante da torcida, pela 25ª rodada. O PSG não tem nada com isso. Mesmo sem Neymar e Cavani, machucados, bastou um bonito voleio de Mbappé para o líder isolado derrotar o Saint-Étienne por 1 a 0, fora de casa, e chegar aos 62 pontos, abrindo 12 de vantagem para o Lille. Detalhe: o PSG tem dois jogos a menos. Na quarta-feira, paga um desses jogos atrasados – recebe o Montpellier – e pode colocar 15 de frente na liderança. Tem graça isso?

Mbappé comemora após marcar o gol da vitória do PSG sobre o Saint-Étienne — Foto: Emmanuel Foudrot/Reuters
Mbappé comemora após marcar o gol da vitória do PSG sobre o Saint-Étienne — Foto: Emmanuel Foudrot/Reuter

As duas hegemonias nacionais não são obra do acaso ou de uma temporada fora da curva. Juventus e PSG tomaram conta das suas ligas de forma avassaladora nesta década. O time italiano caminha para o oitavo título consecutivo na Serie A. Nos últimos quatro, a equipe de Turim faturou também a Copa da Itália, numa sequência inédita no país. Bem, pelo menos nesta temporada a Atalanta fez o favor de eliminar a Juve nas quartas de final da Copa. Já é um alento.

E na França? Não é muito diferente. O PSG venceu cinco das últimas seis edições do Campeonato Francês – na temporada 2016/17, o campeão foi o Monaco. Neste período, iniciado na temporada 2012/13, levou também quatro Copas da França (em 2015, 2016, 2017 e 2018, e já está nas quartas de final este ano), e conquistou as últimas cinco Copas da Liga (desde 2015). Bom, pelo menos dessa vez não vai ter Tríplice Coroa nacional: o PSG caiu nas quartas diante do Guingamp. Já é um alento.

E NOS OUTROS CAMPEONATOS DE DOIS TIMES?

Augsburg x Bayern de Munique — Foto: REUTERS/Andreas Gebert
Augsburg x Bayern de Munique — Foto: REUTERS/Andreas Gebert

Na contramão de Itália e França, a Alemanha dessa vez tem novidade. Até a última temporada, o Bayern de Munique vinha no ritmo de Juventus e PSG: seis títulos seguidos na Bundesliga. Mas agora o Borussia Dortmund, que está na fila desde o bicampeonato de 2011/12, tenta atrapalhar a brincadeira dos bávaros. Ainda assim, convém não duvidar do Bayern. A vantagem do Borussia na liderança não dá margem a erros: o time encerra nesta segunda-feira a 22ª rodada, fora de casa, contra o Nuremberg, precisando ganhar para manter os cinco pontos de diferença para os atuais hexacampeões, vitoriosos de virada diante do Augsburg na sexta-feira passada. Se perder, serão apenas dois pontinhos (50 a 48) separando os rivais (confira a tabela completa).

Na Espanha, o Barcelona tem sete pontos de frente sobre o Atlético de Madrid (54 a 47): os catalães ganharam do Valladolid por 1 a 0, mesmo placar da vitória dos colchoneros contra o Rayo Vallecano. O Real Madrid perdeu em casa para o Girona por 2 a 1 e ficou nove pontos atrás (confira a tabela). O time de Messi busca o quinto título nas últimas sete temporadas (o Atlético faturou o caneco em 2013/14, e o Real ganhou em 2016/17).

Em Portugal, essa história de campeonato de dois times é levada a sério: Porto e Benfica se revezam desde a temporada 2002/03. Foram 10 títulos portistas no período, contra seis conquistas do time de Lisboa. Adivinhe como está o campeonato este ano: Porto é o líder, com 54 pontos, depois de ganhar do Vitória de Setúbal por 2 a 0 no sábado passado, com o Benfica em segundo, 50 pontos e a chance de encostar nesta segunda, no encerramento da 22ª rodada, quando pega o Desportivo Aves fora de casa (confira a tabela).

EMOÇÃO É NA INGLATERRA

Sabe quantos campeões teve a Premier League desde a temporada 2012/13, essa que marca o início da supremacia de Juventus, PSG e Bayern de Munique nos seus países? Quatro! Manchester United (2012/13), Manchester City (2013/14 e 2017/18), Chelsea (2014/15 e 2016/17) e o surpreendente e inesquecível Leicester (2015/16). E sabe como está a Premier League nesta temporada? Simplesmente imprevisível: Manchester City e Liverpool empatados na liderança, com 65 pontos (mas o City tem um jogo a mais), e o Tottenham à espreita, em terceiro, com 60.

DISPUTA BOA TAMBÉM PELA CHUTEIRA DE OURO

Messi comemora o gol em Barcelona x Valladolid — Foto: REUTERS/Albert Gea
Messi comemora o gol em Barcelona x Valladolid — Foto: REUTERS/Albert Gea

Com os campeonatos nacionais na Europa entrando no último terço, aumenta a emoção na disputa pela Chuteira de Ouro da Europa, o prêmio dado ao maior goleador de um campeonato nacional no continente. Quem está na frente? Ele mesmo, Lionel Messi, artilheiro do Espanhol com 22 gols. E quem é o seu principal concorrente? Sim, ele mesmo, Cristiano Ronaldo, principal goleador do Italiano, com 19 gols.

Jogadores que contribuíram em 25 gols ou mais nas cinco maiores ligas da Europa

Mas, se Messi vacilar, não é só CR7 que pode destroná-lo. Mbappé, do PSG, tem 18 gols no Francês, e quatro jogadores vêm em seguida com 17 gols em seus campeonatos: Agüero, do Manchester City, e Salah, do Liverpool, no Inglês; Cavani, do PSG, na França; e a revelação Piatek, do Milan, vice-artilheiro do Italiano.

Fonte: https://globoesporte.globo.com

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize