29/03/2024

Em quatro meses, cinco casos de meningite são confirmados em VG

(Por: Gislaine Morais)

A gerente de Vigilância Epidemiológica de Várzea Grande, Relva Cristina Teixeria confirmou em entrevista ao VGNotícias, que nos últimos quatro meses, cinco casos de meningite foram registrados no município, porém, nenhum caso grave.

De acordo com a gerente, em 2019 no município de Várzea Grande, já foram dezoito casos suspeitos e cinco confirmados, mesclados entre crianças e adultos.

Ainda de acordo com ela, dos cincos pacientes que foram internados com a doença, três foram crianças e dois idosos. Desses, dois ainda continuam internados. “Os cincos casos confirmados, são de meningite viral, ou seja, não transmite de pessoa para pessoa. Então os munícipes podem ficar tranquilos, já foram feitas as investigações e o município não corre risco de surto, a doença não é contagiosa”, explica.

Segundo ela, os pacientes foram atendidos no Pronto-Socorro de Várzea Grande e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Relva ressalta ainda, que os pacientes com suspeita de meningite são atendidos e encaminhados para uma ala de isolamento. “O Pronto-Socorro tem um protocolo de atendimento para esses casos. O paciente só saiu da ala de isolamento quando a suspeita de meningite que transmita, seja descartada” declara a gerente.

Meningite – É uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.

Existem diferentes tipos dela. As mais comuns são a bacteriana e a viral. A primeira é a mais grave e causada, principalmente, pelas bactérias meningococo e pneumococo.

Entre os sintomas estão a febre, dor de cabeça, manchas na pele e dor de cabeça. Já a meningite viral provoca confusão mental, a pessoa fala coisas sem sentido e sente dores de cabeça.

Fonte: www.vgnoticias.com.br

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize