24/04/2024

Ação do governo de MT contra o PA para rever limites territoriais tramita no STF há 15 anos

Ação judicial tem como disputa área de 2,2 milhões de hectares.

(Por Por G1 MT)

Ação foi impetrada em 2004 pelo governo de MT — Foto: Assessoria
Ação foi impetrada em 2004 pelo governo de MT — Foto: Assessoria

 

Uma ação impetrada em 2004 pelo governo de Mato Grosso contra o estado do Pará, está prevista para ser julgada no dia 27 deste mês no Supremo Tribunal Federal (STF).

Na ação, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) solicita uma revisão do limite territorial legalmente definido entre os estados, no extremo oeste da linha divisória, denominado “Salto das Sete Quedas”.

Atualmente, a área de 2,2 milhões de hectares pertence ao estado do Pará e, de acordo com a PGE, foi definida como território paraense indevidamente, pois considerou como ponto inicial do extremo oeste a denominada Cachoeira das Sete Quedas e não o Salto das Sete Quedas, como deveria ser, segundo a defesa.

No último dia 7, o relator do processo, ministro Marco Aurélio de Mello, reconheceu a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) como parte da ação civil.

Segundo a ALMT, esta é a maior disputa de área entre os estados brasileiros e será a primeira vez que o Supremo Tribunal Federal (STF) admite a participação do Poder Legislativo estadual em uma ação de disputa territorial.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso terá uma participação enquanto “amicus curiae” ou “amigo da corte” e atuará na sustentação oral, dando suporte técnico ao relator ministro Marco Aurélio na corte suprema.

Em 2010, o STF autorizou a produção de prova pericial em busca de sanar dúvidas e designou que o Serviço Geográfico do Exército fizesse o trabalho e observasse os itens constantes da manifestação do Procurador-Geral da República.

Fonte: https://g1.globo.com/

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize