16/04/2024

Órgãos públicos terão monitoramento por câmeras de vídeo durante 120 dias

As escolhas levaram em conta um levantamento feito pelo Ciosp, com o apoio das forças de segurança

Unindo segurança coletiva, pública e orgânica, câmeras analíticas farão o videomonitoramento de quatro órgãos públicos pelo período de 120 dias. A prova conceito do projeto piloto foi feita na manhã desta segunda-feira (16.09), em apresentação ao governador Mauro Mendes, na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Na ocasião, foram demonstradas as funcionalidades do sistema em tempo real, por meio de testes que incluíram simulações de ativação de alarme e botão do pânico.

As câmeras foram instaladas na 10ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), na Escola Estadual Professor Eliane Digigov Santana (bairro Bela Vista, em Cuiabá), Escola Estadual Elizabeth Maria Bastos Mineiro (Jardim Colorado, em Várzea Grande) e Superintendência de Assistência Farmacêutica.

As escolhas levaram em conta um levantamento feito pelo Ciosp, com o apoio das forças de segurança, especialmente as Polícias Militar (PM-MT) e Civil (PJC-MT) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), que trabalham diretamente no atendimento de ocorrências.

Segundo o governador Mauro Mendes, a tecnologia precisa ser cada vez mais utilizada em prol da segurança pública.

“Nós temos um projeto chamado Águia que pretende levar essas tecnologias para diversas regiões de Mato Grosso, para melhorar a segurança na área veicular, e agora nós estamos testando essas tecnologias para fazer a segurança patrimonial nos prédios públicos, criando um mecanismo para tornar esse local mais seguro custando menos para o contribuinte”, afirmou Mendes.

Com a implantação do sistema, qualquer situação anormal no estabelecimento provoca o acionamento do alarme junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O titular da Sesp-MT, Alexandre Bustamante, destacou que a adesão ao projeto piloto levou em consideração a viabilidade da ideia, a redução de custos para o Executivo e a otimização do trabalho policial.

“É uma solução para vigilância patrimonial de órgãos públicos, mas que também contempla outras funcionalidades que variam de acordo com a natureza das atividades de cada instituição”.

O projeto piloto foi viabilizado por meio da disponibilização de câmeras pela Ausec, empresa mato-grossense de automação e segurança. Portanto, neste período de 120 dias, não haverá custos para o Estado.

O diretor presidente, Wagner Figueiredo, explicou que a proposta é utilizar equipamentos de alta tecnologia, não só sob o ponto de vista de segurança patrimonial.

“Mas olhando também controle de frequências, no caso das escolas, sistema de controle de temperatura, no caso da superintendência de assistência farmacêutica, controle de ativos financeiros, enfim, dentro do que cada órgão demanda”.

Cooperação Técnica

Também na manhã desta segunda-feira, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Sesp, Ausec e as empresas Buzetti Pneus, S.E. Distribuidora de Alimentos e Ginco Urbanismo. O documento é resultado da adesão ao edital de chamamento público n° 001/2019, que estabelece procedimentos e critérios para credenciamento de entidades organizadas, associações, conselhos comunitários e demais entidades privadas que optem pelo monitoramento das câmeras.

Para a proprietária da Buzetti Pneus e presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial (AEDIC), Margareth Buzetti, o uso da tecnologia vai dar mais agilidade ao processo de segurança, uma vez que a instalação permite o monitoramento de 500 metros, com 360 graus.

“A tecnologia atua a nosso favor, isso evita, por exemplo, que eu precise contratar mais guardas para a fazer a segurança da empresa, e, com o acionamento do alarme diretamente no Ciosp, a ocorrência é atendida de forma mais ágil”, avaliou. (Com Assessoria)

 

Fonte: https://olivre.com.br

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize