18/06/2024

Em audiência com Frente Parlamentar do Biodiesel, presidente Temer confirma B10 para março

Nesta terça-feira, 04, o senador Cidinho Santos (PR/MT) e a Frente Parlamentar do Biodiesel estiveram em mais uma audiência com o presidente Michel Temer e o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, para discutir o aumento da mistura do biodiesel e a implantação do programa Renovabio. Também estiveram presentes os ministros Henrique Meirelles, da Fazenda, Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Antonio Imbassahy, da Secretaria de Governo.

O presidente Michel Temer confirmou o aumento da mistura do biodiesel ao diesel fóssil para 10% (B10) em março de 2018 e afirmou que apenas aguarda estudos técnicos para definição do aumento da mistura para o B9 a partir de setembro deste ano. A expectativa é que dentro de 30 dias já haja uma resposta.

O programa Renovabio, outro tema da pauta, também terá uma definição dentro desse prazo. O setor produtivo defende a implantação do sistema via medida provisória, para que tenha vigência imediata.

O Renovabio visa a expansão da produção e do uso de biocombustíveis no Brasil, baseada na previsibilidade, na sustentabilidade ambiental, econômica e social, e compatível com o crescimento do mercado e está alicerçado em quatro pilares: a introdução de metas de emissões de gases causadores de efeito estufa no mercado de combustíveis; inserção da certificação da produção de biocombustíveis; reforçar a fiscalização e o controle para evitar fraudes; e a criação dos créditos de descarbonização – um novo produto vinculado à produção de biocombustíveis.

Cidinho Santos é um defensor da utilização dos biocombustíveis no Brasil, sendo esta pauta constante em seus discursos e audiências. “Quando temos a oportunidade de processar o nosso produto, transformando o grão em óleo para o biodiesel e em farelo para ração, estamos gerando emprego e gerando renda dentro do nosso país, além de contribuir com o meio ambiente”, afirmou.

Estiveram presentes o presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel, Evandro Gussi, o deputado federal Sérgio Sousa, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Carlo Lovatelli, o presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), Erasmo Battistella, o presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Juan Diego Ferrés, e empresários do setor.

Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República

 

fonte: Asecom

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
VOTO CONSCIENTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize