Votação acontece no dia 14 de dezembro e lista será enviada para o próximo governador
Apenas dois membros do Ministério Público Estadual (MPE) vão disputar a eleição para o cargo de procurador-geral de Justiça da instituição para o biênio 2019/2020.
O promotor de Justiça Mauro Curvo irá tentar a reeleição, tendo como único adversário o promotor José Antônio Borges.
As inscrições para o cargo se encerraram na última sexta-feira (19). A eleição está prevista para o dia 14 de dezembro, das 12h às 17h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça.
O promotor José Borges também disputou a eleição passada. Ele obteve 115 votos, mas foi vencido por Mauro Curvo, que recebeu 140.
A reportagem tentou contato com os dois candidatos na manhã desta segunda-feira (22).
Mauro Curvo não atendeu as ligações.
José Borges, por sua vez, afirmou que não fará declarações à imprensa sobre o processo eleitoral neste momento por considerar que trata-se de algo “prematuro”.
Regras
O processo eleitoral será conduzido por uma comissão presidida pelo procurador de Justiça João Augusto Veras Gadelha, com a participação dos promotores de Justiça Ezequiel Borges de Campos e Rosana Marra.
Cada eleitor (promotores e procuradores) terá direito a escolha de até três nomes [nesse caso dois] e, em caso de empate, a decisão ocorrerá em favor do candidato que tiver obtido o maior número de votos. Se persistir o empate, é classificado o que for mais antigo na carreira.
Após a eleição, a lista com os dois nomes será enviada para o governador do Estado, no primeiro dia útil de 2019.
A prerrogativa da escolha do novo procurador-geral será, portanto, de Mauro Mendes (DEM), que já terá sido empossado no cargo de governador.
O democrata terá 15 dias para escolher quem irá comandar o Ministério Público Estadual pelo próximo biênio.
Fonte: http://www.midianews.com.br