06/10/2024

Transição de governo tem sido ‘civilizada’ e ‘suave’, diz Temer

Presidente discursou na 26ª Cúpula Iberoamericana, na Guatemala

O presidente Michel Temer afirmou nesta sexta-feira (16), ao discursar na Cúpula Iberoamericana, que a transição de governo tem sido “civilizada”, “suave” e “tranquila”.

A equipe responsável pela transição atua no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília e diariamente faz reuniões com integrantes do atual governo.

Entre as pessoas que atuam no gabinete de transição estão o vice-presidente eleito general Hamilton Mourão e os futuros ministros Paulo Guedes (Economia), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Tereza Cristina (Agricultura).

“Como dizia o presidente [de Protugual] Marcelo [Rebelo], é preciso que estejamos todos unidos, esta é uma pregação que eu tenho feito internamente no meu país. Muito recentemente, o Brasil foi às urnas e mais de 100, 120 milhões de eleitores elegeram novos governos, entre os quais o novo presidente da República”, afirmou Temer.

“Lá [no Brasil], nós estamos conduzindo uma transição muito civilizada, muito suave e muito tranquila para que o novo governo possa conhecer tudo o que foi feito no nosso governo e aquilo que se deva ser feito”, acrescentou.

Nesta quinta-feira (15), Temer fez um pronunciamento na cadeia nacional de TV no qual pregou a união do país, desejou sucesso a Bolsonaro e destacou o papel das instituições da democracia.

Desde a vitória nas urnas, em 28 de outubro, o presidente eleito Jair Bolsonaro esteve em Brasília duas vezes.

Na capital, costuma se reunir com autoridades e com a equipe de transição, além de anunciar os nomes dos futuros ministros e informar medidas que adotará a partir de 2019.

Cúpula Iberoamericana

 

Ao discursar na XXVI Cúpula Iberoamericana, na Guatemala, Temer destacou medidas econômicas adotadas pelo governo nos últimos anos e afirmou que a questão ambiental é “fundamental”.

À plateia, ressaltou, por exemplo, a implementação do limite para o crescimento dos gastos públicos; a redução da taxa básica de jurosda economia; e a redução da inflação.

“Os pilares econômicos toruxeram a seguinte ideia: responsabilidade fiscal. Fixamos o teto para os gastos públicos e evitamos políticas que não tivessem vistas ao futuro”, afirmou.

O presidente também elogiou o programa Bolsa Família e destacou o fato de o Brasil ter assinado o Acordo do Clima de Paris, em 2015.

“Quando falamos do meio ambiente, estamos falando da proteção dos habitantes dos nossos países”, declarou.

Ainda na campanha eleitoral, Bolsonaro havia dito que, se eleito, poderia tirar o Brasil do Acordo de Paris. Depois, informou que manterá o país no acordo.

FONTE: http://www.midianews.com.br

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment

Recentes

Advertisment