28/02/2024

“A população de MT não come soja, quem come são os porcos da China”, dispara Lúdio Cabral

Por: Gabriela Galvão/Laíse Lucatelli

Defensor da taxação do agronegócio em Mato Grosso, o deputado estadual eleito pelo PT, Lúdio Cabral, entende que a solução para as dificuldades financeiras do Estado passa pelo aumento da receita e não pela redução de despesas, cujo esforço, segundo ele, é insuficiente e compromete os serviços públicos essenciais.

Temos que revogar a PEC do Teto de Gastos e ampliar a receita. Tributar a grande produção agrícola do Estado. A população de Mato Grosso não come soja, quem come soja são os porcos da China. A população de Mato Grosso precisa da agricultura familiar fortalecida e serviços públicos de qualidade. Não faz sentido Mato Grosso dar renúncia para agrotóxico e cobrar ICMS alto de remédio. É contradição”, disparou o petista durante audiência pública para discutir a tributação do setor.

Lúdio Cabral defende uma reforma tributária, a fim de aliviar os setores que pagam muitos impostos e responsabilizar aquele que precisa contribuir e, conforme ele, contribui muito pouco. O parlamentar eleito também acredita que é preciso debater a própria Lei Kandir e não apenas regulamentá-la. “Ela é a fonte do problema”.

O petista ressaltou ainda que hoje Mato Grosso tem mais de 100 mil famílias no campo sem apoio do Estado para produzir, escoar a produção e comercializar. “O objetivo é a tributação dos mega bilionários, para que eles contribuam com o desenvolvimento do Estado. Eles já tiveram muitos benefícios ao longo das últimas duas décadas”.

A Lei Kandir, citada pelo deputado eleito, isenta de ICMS os produtos primários e semielaborados produzidos no Brasil e destinados à exportação, o que engloba a maior parte da produção agropecuária mato-grossense. Com isso, Mato Grosso deixa de arrecadar mais de R$ 5 bilhões por ano, e recebe de volta menos de R$ 500 milhões do governo federal, como compensação.

Fonte: olivre.com.br

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize