27/02/2024

Box infantil do Pronto-Socorro de VG vira “semi-UTI” para atender crianças do interior

(Por: Lucione Nazareth)

Com a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá fechada há mais de 15 dias e o Pronto-Socorro da Capital funcionando de “portas fechadas” – atendendo pacientes somente de Cuiabá -, o Pronto-Socorro de Várzea Grande está virando refúgio dos pacientes do interior do Estado, principalmente as crianças.

Nos últimos dias a unidade passou a receber bem mais pacientes do que o habitual, principalmente as crianças, reguladas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que deveriam ter como destino final uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia.

Segundo o secretário de Comunicação de Várzea Grande, Marcos Lemos, a Santa Casa conta com 30 leitos de UTI e com o fechamento da unidade sobrecarregou o Pronto-Socorro de Várzea Grande. “São 30 leitos a menos no Estado sem a Santa Casa. Alguém teria que atender essas crianças e agora caiu toda a responsabilidade para Várzea Grande, pois somos o único funcionando de porta aberta”, explicou o gestor.

Conforme ele, atualmente cinco crianças estão entubadas no Box Infantil do Pronto-Socorro, que funciona como uma espécie de “Semi-UTI” para atender toda a demanda.

Lemos explicou ainda, que devido a internação destas crianças que necessitam de cuidados especiais, os pediatras da unidade passaram a atender somente crianças moradoras de Várzea Grande que estão em estado grave (urgência).

“Os casos não graves são mandados para a UPA do Ipase. Se não for assim, não irá conseguir a demanda. Além de tudo isso, o Estado não ajuda o município. Está devendo repasse, mais de R$ 20 milhões. Estamos fazendo Saúde para o Estado inteiro, mas temos que atender até porque estas crianças precisam de atendimento”, finalizou.

Fonte: www.vgnoticias.com.br

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize