18/01/2025

Após 854 infectados pela covid-19 e 77 óbitos, chega ajuda federal em MT para atender indígenas

ROSA NEIDE 1.jpg

Neste último domingo (26), um avião de cargas da Força Aérea Brasileira (FAB), carregado de equipamentos de proteção individual, medicamentos e testes aterrissou no aeroporto Barra do Garças (511 km distante de Cuiabá), na região Araguaia, para prevenção e tratamento da Covid-19 entre os povos indígenas Xavante e Bororo.

A ação já vinha algum tempo sendo exaustivamente pedida pela deputada federal Professora Rosa Neide (PT). E seu empenhou, enfim, resultou no desembarque de vários profissionais de saúde nesta última segunda-feira (28), que farão os atendimentos nas aldeias.

Em Mato Grosso já são 854 indígenas contaminados de 12 etnias, com 77 mortos. Entre os xavantes da região de Barra do Garças são 330 casos, com 30 mortos.

Desde o início da pandemia enviei ofícios, me reuni com o governo do Estado, a bancada federal e representantes da União, solicitando apoio aos indígenas. Chegamos a enviar uma carta à presidência da República pedindo ações para evitar que o vírus chegasse às Terras Indígenas, mas infelizmente a covid-19 adentrou nas aldeias

Agora, os insumos serão transportados pelos profissionais de saúde (infectologista, clínico geral, ginecologista, pediatra e técnicos de enfermagem) em dois helicópteros que se deslocarão às aldeias diariamente da base de apoio montada no quartel do Exército em Aragarças (GO), cidade vizinha à Barra do Garças.

Para a parlamentar petista, a ação do governo federal em favor dos povos indígenas, da região, demorou muito, tendo em vista que já há centenas de contaminados e dezenas de mortos pelo novo coronavírus.

“Desde o início da pandemia enviei ofícios, me reuni com o governo do Estado, a bancada federal e representantes da União, solicitando apoio aos indígenas. Chegamos a enviar uma carta à presidência da República pedindo ações para evitar que o vírus chegasse às Terras Indígenas, mas infelizmente a covid-19 adentrou nas aldeias. Apesar da demora do governo em agir, essa ação é bem-vinda para evitar mais contaminações e mortes”.

Em reunião virtual promovida pela deputada, em dois de julho, para discutir com prefeito de Barra, Roberto Farias, a situação dos Xavantes, o gestor chegou a apontar o caos vivenciado pelo município, voltando a pedir que intermediasse junto ao governo federal ações que, de fato, mudasse a perigosa realidade da região do araguaia. Ao lembrar, ainda na época, que todos os leitos públicos de UTI da cidade já estariam ocupados naquele dia com indígenas Xavante.

Faria também ressaltou na reunião virtual, sobre a ncessidade de respiradores e de remédios. Assim, comemorando a chegada do apoio, revelando que ‘os médicos estarão nas aldeias para atender as comunidades Xavante e Bororo em relação aos casos de covid, mas também outras enfermidades como tuberculose e o diabetes’, disse.

O gestor também informou que duas Unidades Básicas de Saúde construídas pela prefeitura, nas aldeias São Marcos e Namunkurá servirão de base a equipe de médicos do Ministério da Saúde no atendimento aos indígenas. Na região são cerca de 22 mil índios.

Hospital de Campanha

Na carta enviada à presidência da República em 29 de maio, Professora Rosa Neide e os demais membros da bancada solicitaram a instalação de um Hospital de Campanha na cidade de Água Boa. A unidade atenderia os indígenas da região de Barra do Garças e também do Parque Nacional do Xingu.

Roberto Farias disse que a chegada dos insumos e dos profissionais que atenderão nas aldeias não descarta a instalação do Hospital de Campanha. “A partir dessa ação direta do Ministério da Saúde, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em parceira com nosso município e o governo do Estado vamos avaliar a necessidade de implantação do hospital”, disse.

Histórico

Assim que o primeiro caso de coronavírus foi diagnosticado no Brasil, no mês de março, Rosa Neide que é integrante da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas apresentou o Projeto de Lei 1142/2020.

O PL estabelece o plano emergencial de enfrentamento ao novo coronavírus entre os povos indígenas, garantindo segurança alimentar com acesso facilitado ao auxílio financeiro emergencial e distribuição de cestas de alimentos às famílias aldeadas e não aldeadas; distribuição de remédios; itens de proteção, como luvas, máscaras, álcool gel e material de higiene; barreiras sanitárias; acesso a água potável; proibição do acesso de pessoas estranhas aos territórios indígenas; entre outras ações.

O PL foi aprovado no Congresso Nacional em junho, mas foi sancionado pelo presidente Bolsonaro na forma da lei 14.021 de 07 de julho de 2020, com 16 vetos graves que desfiguraram o projeto, negando aos povos indígenas o direito a saúde, em tempos de pandemia. Rosa Neide segue na luta e já apresentou requerimento de convocação de sessão do Congresso para que os vetos sejam votados e derrubados.

Além disso, a petista liderou dezenas de reuniões entre as autoridades de saúde dos municípios da região Araguaia, governo do Estado, Distritos Sanitários de Saúde Indígena (DSEIs), SESAI, entidades e bancada federal visando a união de esforços em prol dos povos indígenas. Devido as essas reuniões, o Estado criou um Grupo de Trabalho (GT), que reúne autoridades das três esferas de governo (União, Estado e municípios), além de representantes dos indígenas, que avaliam e demandam ações de enfretamento à pandemia.

Governo presente nas ações

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo está em Barra do Garças já há dois dias, representando o governo do Estado, que entra nesta parceria – entre União, Estado e Município -, no enfrentamento contra a proliferação do vírus em terras indígenas. Com reforço em ações em favor dos povos indígenas da região do Araguaia, que contabiliza 30 municípios com população indígena.

 

 

Fonte: https://www.obomdanoticia.com.br/politica/apos-854-infectados-pela-covid-19-e-77-obitos-chega-ajuda-federal-em-mt-para-atender-indigenas/69465

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment

Recentes

Advertisment