16/04/2024

Juízes Robôs. A Inteligência Artificial no Poder Judiciário.

(por Aline Rocha)

Aline Rocha é Professora de Direito Constitucional, Advogada e Doutora em Direito pela Universidad Católica de Murcia.

Os Tribunais online e os processos judiciais eletrônicos já se instalaram em todo o país, mas, além disso, o Poder Judiciário já conta com várias ferramentas que utiliza a inteligência artificial para solucionar problemas.

Os defensores do uso da inteligência artificial no âmbito do Poder Judicial afirmam que isto vai desafogar o sistema judicial e ajudará os juízes a cumprir prazos e não demorar anos e anos para proferir uma decisão.

Por outro lado, os contrários ao uso da inteligência artificial no Judiciário afirmam que isso fere o princípio do “due Processo os Law” e traz riscos para os direitos humanos.

Em um pequeno país europeu, chamado Estônia, o Diretor de dados do Governo, Ott Velsberg, causou uma revolução ao introduzir a inteligência artificial em um plano que afeta a 1,3 milhões de pessoas. O Governo estoniano contratou o Diretor para implementar a inteligência artificial em vários Ministérios, inclusive o Ministério de Justiça, com o objetivo de simplificar os serviços oferecidos à população. Velsberg afirma que a inteligência artificial é crucial para a Administração Pública.

O Projeto mais ambicioso do país é a criação dos juízes robôs nos juizados menores (algo semelhante aos nossos Juizados Especiais) que julgam causas de até 7.000,00 (sete mil) euros. Segundo o Diretor Ott Velsberg a inteligência artificial permitirá acelerar dezenas de casos atrasados que os Juízes e assessores não conseguem resolver atualmente.

A fase de teste aconteceu no final do ano de 2019 e ainda são tratados como projeto piloto, mas o plano é que funcionem da seguinte maneira:

As partes devem subir (fazer um upload) seus documentos e informações relevantes do caso a uma plataforma onde a inteligência artificial tomará uma decisão que, posteriormente, pode ser apelada para um Juiz humano, caso uma das partes fique insatisfeita com o resultado.

O projeto foi possível pois este pequeno país báltico tem uma base de dados de 1,3 milhões de cidadãos que utilizam um cartão de identificação nacional com o qual realizam serviços online como o voto eletrônico e a declaração digital de impostos.

As bases de dados do governo se conectam entre elas por um sistema chamado X-Road, que é uma infraestrutura digital que facilita o intercambio de dados. Além disso, os próprios cidadãos podem verificar quem consultou as suas informações.

No que tange à segurança, o Professor de Informática da Universidade de Tecnologia de Talin, Tanel Tammet, afirma “A informação privada e confidencial não está nas mãos do governo, mas sim nos bancos de dados e nas telecomunicações existentes”.

David Engstrom, da Universidade de Stanfor, especialista em governabilidade digital explica que os cidadãos estonianos podem confiar no uso dos dados digitais que o governo realiza, mas que em um futuro bem próximo a situação pode mudar, se as tomadas de decisões baseadas na inteligência artificial falharem.

Vale lembrar que Estônia não é o primeiro país a unificar a inteligência artificial e a lei, mas ao que tudo indica é o primeiro a conceder autoridade para a tomada de decisões. Nos Estados Unidos, por exemplo, os algoritmos ajudam a recomendar sentenças penais em alguns estados. O caso mais conhecido é o do chatbox, impulsionado por DoNotPay, com sede no Reino Unido e que ajudou a anular 160.000 (cento e sessenta mil) multas de estacionamento em Londres e em Nova Iorque nos últimos anos.

Apesar de ser um tema recente no meio do Poder Judiciário e ainda haver poucos casos práticos para se analisar, a verdade é que os sistemas tem mudado e a busca por resultados rápidos e com qualidade se mostra como o principal objetivo de todos.

E você? Aceitaria ter sua demanda julgada por um juiz robô?

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize