19/04/2024

Uso de máscaras em locais fechados volta a ser obrigatório em Belo Horizonte

A informação foi confirmada pela secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro. A princípio, a determinação vai valer até o dia 31 de julho, com possibilidade de prorrogação. O motivo é o aumento do número de casos de Covid-19 nas últimas semanas.

Uso de máscaras volta a ser obrigatório em locais fechados em Belo Horizonte, como escritórios, escolas e teatros. — Foto: Heloise Hamada/g1

Belo Horizonte irá voltar a ter uso obrigatório de máscaras em locais fechados. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro, os protocolos são revistos diariamente e o decreto com a nova determinação será publicado nesta terça-feira (14), quando ela já entra em vigor.

Neste momento entendemos que devemos voltar com a obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados”, disse ela em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (13).

Agora, as máscaras voltam a ser obrigatórias em escolas, shoppings, cinemas e em locais que sempre exigiram seu uso, como ônibus e unidades de saúde:

Estamos falando do transporte coletivo, onde já era obrigatório, vamos manter em todas as instituições de saúde. Shoppings centers, lojas, cinemas, teatros, todo ambiente que não é ao ar livre”

Questionada sobre estádios de futebol, feiras e atividades ao ar livre dentro das escolas, a secretária recomendou aguardar a publicação dos decretos para maiores detalhes.

A decisão acontece um mês e meio depois de o uso obrigatório ter sido suspenso em locais fechados na capital.

Aumento de casos e internações

A princípio, a determinação vai valer até o dia 31 de julho, com possibilidade de prorrogação. O motivo é o aumento do número de casos de Covid-19 nas últimas semanas.

A partir do momento em que nós obrigamos o uso da máscara vamos não só diminuir a transmissão do vírus como também diminuir a transmissão de outras viroses, principalmente nas crianças e nos pacientes acima de 60 anos. Diminuindo as viroses, diminuiremos o total de atendimentos nos nossos serviços de urgência”, disse a secretária.

Segundo Cláudia Navarro, a decisão foi tomada baseada em evidências científicas, de acordo com a incidência de doenças respiratórias, com o crescimento no números de novos casos por 100 mil habitantes e devido à baixa adesão nas vacinas, principalmente para o público infantil. Ela ressaltou, no entanto, que não houve aumento no número de óbitos.

Secretária de Saúde de BH Cláudia Navarro. — Foto: TV Globo
Secretária de Saúde de BH Cláudia Navarro. — Foto: TV Globo

Vacinação abaixo da meta

A secretária de Saúde reforçou a importância da vacinação completa contra a Covid-19, especialmente para as crianças.

Precisamos fazer um trabalho junto aos pais e responsáveis. (…) Que muitas vezes não levam seus filhos pra segunda dose”, afirmou.

De acordo com a prefeitura, 1.729 casos da doença foram notificados nas 219 escolas públicas da capital. São 33 turmas suspensas, segundo o boletim divulgado na sexta-feira (10).

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize