28/03/2024

Uber pagou a “acadêmicos de aluguel” por ideias a favor do seu modelo de negócio

A Uber pagou centenas de milhares de dólares a acadêmicos de alto nível na Europa e nos EUA para produzir relatórios que pudessem ser usados como parte da campanha de lobby da empresa.

(por Pedro Pinto de Oliveira – Com The Guardian)

Reprodução

Em pleno contexto de negacionismo, com ataques à ciência e aos cientistas, alguns “acadêmicos de aluguel” reforçam a descrença no trabalho da academia em favor da sociedade. São prestigiados professores de universidades que lucram atendendo aos interesses comerciais de empresas que pagam pelas suas ideias postas à venda.

Esse é o escândalo do momento envolvendo relações espúrias entre empresas privadas e academia: a empresa Uber pagou somas altíssimas para alguns acadêmicos por pesquisas para alimentar a mídia em favor do seu modelo de negócio.

Professores de alto nível na Europa e nos EUA foram engajados como parte da campanha de lobby, mostra vazamento de dados revelados na edição desta terça-feira (12/7) do jornal inglês The Guardian.

A Uber pagou centenas de milhares de dólares a acadêmicos de alto nível na Europa e nos EUA para produzir relatórios que pudessem ser usados como parte da campanha de lobby da empresa.

Os arquivos da empresa Uber, milhares de documentos confidenciais vazados para o The Guardian, revelam acordos lucrativos com vários acadêmicos importantes que foram pagos para publicar pesquisas sobre os benefícios de seu modelo econômico. Os relatórios foram encomendados enquanto a Uber lutava com reguladores nas principais cidades do mundo.

Economistas universitários foram visados na França e na Alemanha, onde a aplicação das autoridades foi cada vez mais feroz em 2014 e 2015.

Um relatório de um acadêmico francês, que pediu uma taxa de consultoria de 100 mil euros foi citado em um relatório do Financial Times de 2016 como evidência de que o Uber era uma “rota para fora dos subúrbios franceses”, encantando os executivos do Uber.

A conferir qual será a reação das instituições e dos pares desses acadêmicos de aluguel sobre a revelação dessa venda de ideias a favor de um tipo de exploração comercial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.pnbonline.com.br/geral/uber-pagou-a-acada-micos-de-aluguel-por-ideias-a-favor-do-seu-modelo-de-nega-cio/85668

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize