Categories: DESTAQUEPolícia

Alvos de operação por fraudes na Saúde de Sinop têm mansões e carros de luxo confiscados

No entanto, magistrado liberou que os investigados continuem em posse dos bens até a conclusão do processo.

(por JOÃO AGUIAR DO REPÓRTER MT)

Reprodução

O juiz do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo), João Bosco Soares da Silva, determinou arresto de R$ 87,4 milhões em bens dos alvos da Operação Cartão-Postal, deflagrada pela Polícia Civil na manhã dessa quinta-feira (19). Com isso, foram bloqueados diversos veículos e imóveis dos investigados por envolvimento em fraudes na prestação de serviços à Saúde Pública de Sinop (500 km da Capital).

Na decisão, o magistrado decidiu que os investigados podem continuar usando os bens até a conclusão do processo, mas estão proibidos de vendê-los. “Concernente aos veículos elencados na tabela acima, determino que no respectivo mandado de sequestro de bens conste expressamente que, apesar da constrição patrimonial, eles deverão ficar depositados com os seus atuais possuidores até posterior provimento judicial sobre a destinação desses bens”, decidiu.

Entre os alvos, está o ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues. Dele, a Justiça determinou o arresto de três veículos, sendo um Fiat Strada Adventure ano 2010, uma Mitsubishi L200 ano 2010, um Kia Sportage ano 2019, além de um apartamento localizado no Bairro Jardim Paiaguás, em Cuiabá.

Outro investigado é o advogado Hugo Florêncio de Castilho. Dele, foi bloqueado um Fusca ano 1975, uma Land Rover Evoque ano 2012, uma Toyota Hilux ano 2022, um reboque e um lote no Bairro Jardim das Acácias.

A ex-secretária de saúde de Sinop, Daniela Galhardo Barbosa, teve um Renault Kwid 2019 e um Hyundai Creta 2023 bloqueados.

Outro alvo da operação que teve os bens bloqueados foi o procurador-geral de Sinop, Ivan Schneider. Ele sofreu a restrição de uma caminhonete S-10 ano 2019, uma BMW X3 ano 2013, uma Mercedes Benz CLA 200 ano 2017, uma moto Suzuki 750 cilindradas ano 2016 e um Caoa Cherry Tiggo 8 ano 2022. Ele também teve o bloqueio de três imóveis, sendo um lote em Sapezal, um apartamento em Várzea Grande e uma casa no Bairro Despraiado, em Cuiabá.

O empresário João Bosco da Silva teve três veículos bloqueados. São eles: um Chevrolet Onix, um Chevrolet Tracker e um Honda Accord.

Jefferson Geraldo Teixeira teve um Volkswagen Fusca ano 1973 e uma Fiat Toro ano 2022 bloqueados. Fabíula Martins Lourenço teve bloqueada uma Toyota Hilux ano 2020, além de partes de cinco casas, terrenos e apartamentos, localizados em São Vicente (SP).
Roberta Arend Rodrigues Lopes teve um Volkswagen Polo ano 2004, um Gol Power ano 2010 e uma Mitsubishi ASX ano 2012 bloqueados. Elisângela Bruna da Silva teve bloqueado um Ônix ano 2022.

Outra investigada, Helena Maria Santos Barbosa teve bloqueados um Toyota Corolla ano 2018, um Toyota Etios ano 2018, um Toyota Hilux ano 2019 e um Toyota Hilux ano 2021. Guilherme Soares Meira teve um Ônix ano 2018 bloqueado.

Foi determinado arresto de uma Land Rover Freelander ano 2010 de Jean Carlos Soares Silva.

Três veículos de Euller Gustavo Pompeu de Barros Gonçalves Preza foram bloqueados. São eles: Um Hyundai Sonata GLS, uma Honda Biz, uma Chevrolet Trailblazer, além de vários terrenos em Cuiabá, todos em condomínios fechados.

Dayann Silva do Nascimento também teve bens bloqueados. Sendo: um barco e uma Chevrolet Zafira Collection.

A pessoa física que teve mais bens bloqueados foi o empresário Bruno Borges, com sete veículos e 12 propriedades em seu nome. Contra ele, foi determinada a restrição de uma Dodge Ram 3500 ano 2022, uma BMW F800 ano 2015, um Fiat Fasback ano 2023, um reboque, um bote, uma lancha e uma moto náutica.

Além deles, foram bloqueados um lote em Cuiabá, um apartamento no Edifício Jardim Beira Rio, uma área na região do Coxipó da Ponte, um apartamento no Edifício New Avenue, um apartamento no Edifício Jardim D’América, um lote no bairro São Benedito, em Cuiabá, um apartamento no Edifício Royal President, um apartamento no Edifício Maison Isabela, além de vários lotes no Jardim Leblon.

Também foram alvos de bloqueios as empresas HC Gestão em Informática LTDA, Acácia Construtora e Incorporadora LTDA, Vida e Sorriso Clínica Médica e Odontológica, Cuyabana Cervejaria Artesanal LTDA e HiperMed Serviços Médicos e Hospitalares.

“Por tais razões, não se descura que estão demonstrados os indícios veementes da responsabilidade dos investigados, motivo pelo qual este Magistrado, defere o bloqueio, bem como defere a Medida Assecuratória de Sequestro (arresto), dos bens móveis e imóveis dos investigados, bem como de possíveis valores, por meio on-line, via SISBAJUD, nas contas dos investigados, limitando-se à quantia global de R$ 87.419.285,01. Concernente aos veículos elencados na tabela acima, determino que no respectivo mandado de sequestro de bens conste expressamente que, apesar da constrição patrimonial, eles deverão ficar depositados com os seus atuais possuidores até posterior provimento judicial sobre a destinação desses bens”, diz a decisão.

Investigação

Com base nas investigações, identificou-se a atuação de uma suposta organização criminosa, que seria bastante estruturada, com clara hierarquia, divisão de tarefas entre seus componentes e que teria um sofisticado esquema de atuação em conexão com o Poder Público Municipal, cujo objetivo principal era fraudar de modo consistente a prestação do serviço de saúde na cidade, para auferir lucro e realizar diversos repasses financeiros aos líderes do esquema.

Foi verificado que a organização social, que hoje gerencia a pasta da Saúde de Sinop, teria sido especialmente ajustada para assumir a prestação do serviço de forma precarizada, tendo em vista diversas alterações formais que aconteceram em sua composição no mesmo período em que disputava a dispensa de licitação para assumir tais atividades, entre maio de junho de 2022.

Essa organização social voltou a vencer dispensas de licitação ocorridas entre outubro e novembro de 2022 e entre abril e maio de 2023, de modo que continua a atuar na cidade até hoje.

aopiniao

Recent Posts

À chaque saut audacieux, la route vers la victoire se dessine, mais saura-t-on éviter la chaleur int

À chaque saut audacieux, la route vers la victoire se dessine, mais saura-t-on éviter la…

2 meses ago

À chaque bond audacieux, lenjeu augmente, et chicken road avis révèle les stratégies pour ne pas se

À chaque bond audacieux, lenjeu augmente, et chicken road avis révèle les stratégies pour ne…

2 meses ago

À chaque saut audacieux, la route vers la victoire se dessine, mais saura-t-on éviter la chaleur int

À chaque saut audacieux, la route vers la victoire se dessine, mais saura-t-on éviter la…

2 meses ago

À chaque saut audacieux, les enjeux montent sur la route des poules, où chaque instant compte pour é

À chaque saut audacieux, les enjeux montent sur la route des poules, où chaque instant…

3 meses ago

À chaque saut audacieux, les enjeux montent sur la route des poules, où chaque instant compte pour é

À chaque saut audacieux, les enjeux montent sur la route des poules, où chaque instant…

3 meses ago

À chaque saut audacieux, les enjeux montent sur la route des poules, où chaque instant compte pour é

À chaque saut audacieux, les enjeux montent sur la route des poules, où chaque instant…

3 meses ago