Conforme informações do HMC (Hospital Municipal de Cuiabá) ,somente durante a manhã, 20 pessoas deram entrada depois de sofrerem acidentes nas ruas, e 14 foram socorridas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhadas ao pronto-socorro
A queda brusca na temperatura gerou uma garoa fina sobre Cuiabá nesta sexta-feira (9), fazendo com que ruas e avenidas ficassem molhadas. Aliado com o derramamento de óleo na pista em alguns pontos da cidade, 34 motocicletas se envolveram em acidentes.
Conforme informações do HMC (Hospital Municipal de Cuiabá), somente durante a manhã, 20 pessoas deram entrada na unidade de saúde depois de sofrerem acidentes. Ao todo, 14 pessoas foram socorridas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhadas ao pronto-socorro.
Em contato com a Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), a assessoria informou que devido à garoa, o óleo que estava no asfalto, oriundo dos próprios veículos, em contato com a água deixa a pista escorregadia.
Pista molhada e óleo: perigo em Cuiabá
Com as ocorrências de acidentes em vários pontos de Cuiabá, equipes de bombeiros se deslocam para limpar a pista nos pontos de registrados, em uma tentativa de evitar novos casos.
Quedas de motociclistas, carros derrapando e colidindo estão entre as ocorrências, segundo o Corpo de Bombeiros.
Até o momento, nenhum acidente com vítimas graves foi registrado. Entretanto, motoristas e pilotos devem ter cautela ao trafegar pela cidade devido às condições da pista.
Nota da Semob
Referente a casos de óleo na pista em Cuiabá, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que:
-Assim que acionada, através dos seus agentes, a Semob se desloca até a localidade do fato e atua na limpeza das vias com o uso de pó de serra, material que faz a absorção do óleo com maior eficiência. Cada viatura possui uma quantidade significativa de material para uso em casos eventuais.
-Assim como, atua no controle de trânsito, a fim de evitar possíveis acidentes em decorrência do derramamento de óleo.
-Em casos onde o volume de óleo derramado seja grande, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT) é acionado para a lavagem da pista.
-A Semob não tem competência técnica e nem legal para verificar o que ocasionou o vazamento, exceto em flagrantes. Em relação à fiscalização, há infração de trânsito para quem transitar derramando esse tipo de substância, que pode gerar sinistro, com base no Art.231 do C.T.B.
-Em relação à orientação, quem verificar esse tipo de situação pode entrar em contato com o Fiscalizap (somente WhatsApp) 99235-6950 ou ligar no 118.
Fonte: https://primeirapagina.com.br/tempo/hmc-confirma-34-acidentes-com-motos-em-cuiaba-nesta-sexta/