Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana
São Paulo se manteve, pelo 5º dia consecutivo, como a cidade com a pior qualidade do ar no mundo. As queimadas espalhadas por todo o país, inclusive no interior da capital paulista, tornaram o cenário catastrófico.
A situação exige do governo federal uma comunicação efetiva sobre quais as medidas necessárias para proteger a população da exposição às fuligens das queimadas.
:: Carlos Nobre propõe aprimorar sistemas para identificar incêndios criminosos em vegetação ::
Uma das medidas já anunciadas pelo presidente Lula é a criação da Autoridade Climática, que ainda não foi nomeada. A posição será responsável por identificar e agir em eventos climáticos extremos como os vividos pelo país.
Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.
Governo lida com denúncia de assédio
Por outro lado, o rápido afastamento de Silvio Almeida e a nomeação de Macaé Evaristo para seu lugar no ministério de Direitos Humanos mostrou a agilidade do governo Lula para contornar uma importante crise.
:: Macaé Evaristo defende apuração de denúncias contra Silvio Almeida e direito ao sigilo das vítimas ::
Evaristo tem larga experiência na área de educação, onde já foi secretaria municipal e estadual em Minas Gerais, e também a nível federal, no ministério da Educação.
Com a nomeação de uma mulher negra para uma área importante, o governo se mostra assertivo na resolução de um caso que, agora, demanda da justiça celeridade na investigação das denúncias contra o ex-ministro.
Panela de Pressão
Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é o ex-coach, Pablo Marçal (PRTB), candidato à Prefeitura de São Paulo. O estilo agressivo do político de extrema direita, com discursos de ódio e propagação de mentiras, o fez subir rapidamente nas pesquisas de intenção de voto da capital.
A subida, no entanto, não se sustentou por muito tempo. A pesquisa Datafolha divulgada nesta semana, apontou que Marçal agora ocupa a terceira colocação da disputa, com 19% dos votos. No levantamento anterior, o ex-coach figurava em segundo lugar, em empate técnico com os candidatos Guilherme Boulos (Psol) e Ricardo Nunes (MDB). Nesta última pesquisa, o atual prefeito lidera com 27% e Boulos cai para o segundo lugar, com 25% das intenções de votos, ainda em empate técnico.
Outro fator preocupante para a campanha de Marçal é o seu alto grau de rejeição. Dos entrevistados para a pesquisa, 44% apontam que não votariam no ex-coach. É o maior índice entre todos os candidatos à prefeitura.
Marçal, que não conta com participações na campanha de rádio e TV, por estar filiado a um partido sem representação legislativa, também sofre revezes em sua campanha, como a frustrada ida à avenida Paulista, no 7 de Setembro, quando foi impedido de subir no carro de som onde discursava o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que apoia Ricardo Nunes na capital.
Cafezinho
O Cafezinho desta semana vai para o juiz Thales Nogueira Cavalcanti Braga, da 1ª Vara Criminal Especializada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, por sua coragem ao enfrentar o caso da “Rachadinha” do vereador Carlos Bolsonaro (PL).
Braga devolveu uma denúncia oferecida pelo Ministério Público do RJ, que isentava de culpa Bolsonaro e culpabilizava sete funcionários do vereador. A devolução pede ao MP do Rio que amplie o escopo da investigação para incluir todos os envolvidos no escândalo.
:: Carlos e ex-esposa de Jair Bolsonaro receberam R$ 477 mil em dinheiro sem origem identificada ::
“Tendo em vista as inconsistências listadas, que impedem o conhecimento dos pedidos, determino a restituição dos autos ao Ministério Público para ciência, esclarecimento, inclusive se há peças faltantes nos autos, e manifestação conforme entender cabível”, registrou o magistrado na decisão.
Carlos Bolsonaro é acusado de recolher parte dos salários de seus funcionários e utilizar os valores para compra de imóveis e pagamento de despesas pessoais.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes
FONTE: https://www.brasildefato.com.br/2024/09/13/tempero-da-noticia-crise-climatica-exige-resposta-rapida-do-governo-lula