Anoite deste sábado (1º) foi marcada por flagrantes de aglomerações, em desrespeito às normas sanitárias para evitar o contágio da Covid-19. Entre eles, viralizou nas redes sociais o show do cantor sertanejo Gusttavo Lima em Primavera do Leste. Quase 200 pessoas participaram do evento e nas imagens que circulam nas redes sociais, a maioria do público não estava usando máscara nem respeitando o distanciamento de 1,5 metros entre as mesas. A live do cantor é chamada de “O Embaixador no Agronegócio 2”.

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Primavera do Leste, o evento foi autorizado por seguir as normas de decreto municipal que permite lotação de até 30% da capacidade. Ainda informou que os participantes foram testados para Covid-19 no dia anterior (24h de antecedência) e que o show foi encerrado dentro do horário permitido que é até 22 horas. O município explica que a fiscalização de irregularidades quanto a aglomerações funciona sob demanda de denúncias e que não houve reclamações sobre o evento.

 O que diz a PM

A Polícia Militar informa que, conforme previsão do Decreto Estadual, a atribuição de fiscalização das medidas de restrição para contenção da COVID-19 é compartilhada entre órgãos estaduais e municipais através dos Órgãos de vigilância sanitária estadual e municipal, Forças de Segurança Pública e outros órgãos municipais investidos de poder fiscalizatório. A Polícia Militar vem desenvolvendo a Operação Dispersão, executando diariamente nos 141 municípios de Mato Grosso diversas ações de fiscalização para inibir e reprimir aglomerações e outras situações que contrariem as medidas restritivas.

Referente a live do cantor Gustavo Lima realizada no município de Primavera do Leste, a Polícia Militar informa que não foram previstas ações de fiscalização pois o evento ocorreu em propriedade privada em área rural, não era de conhecimento da instituição a quantidade de público previsto e não houve qualquer solicitação ou denúncia sobre aglomeração no evento.

Outras aglomerações

Na madrugada deste sábado, a PM atuou em ao menos duas festas com aglomerações. Em Cuiabá, no bairro Campo Velho,  uma guarnição em ronda, teria avistado homens de capacete que estavam na porta de um  pub.

A funcionário fechou as portas ao avistar a viatura. Diante da suspeita, os policiais tentaram chamar batendo à porta. Contudo, ninguém atendeu e eles teria continuado a bater até serem recebidos por uma funcionária do local. Foram encontradas pessoas dentro do estabelecimento e a mulher, de 20 anos, foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos.

Já bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, duas pessoas foram presas em uma festa onde consumiam bebida alcoólica e usavam narguilé. Além disso, havia menores no local.

 

 

 

Fonte: https://www.rdnews.com.br/coronavirus/aglomeracao-em-show-de-gusttavo-lima-viraliza-confira-videos-pm-fecha-festas/143729