( Por Wesley Santiago, olhardireto)

Cachorro é retirado intacto do Parque das Águas após ataque de jacaré; quatro animais vivem no local

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto/Reprodução

O corpo do cachorro atacado por um jacaré, no Parque das Águas, em Cuiabá, no último sábado (13), foi retirado no domingo (14) da água intacto. O animal, morto após ir buscar um graveto jogado pelo seu dono, não foi devorado, como muitos acreditavam. A Prefeitura de Cuiabá estima que quatro répteis desta mesma espécie vivam no local. O número de monitores será reforçado.

A estimativa da Prefeitura de Cuiabá é de que quatro jacarés de tamanhos diferentes vivam no local, que era apenas uma lagoa antes da construção do parque. O corpo do cachorro atacado, após ir buscar um graveto jogado pelo seu dono, foi retirado ontem, intacto. Em uma imagem que circula pela internet é possível ver o animal sendo carregado na água.

Foto: Reprodução/TVCA

O secretário de Serviços Urbanos de Cuiabá, José Roberto Stopa, lamentou o ocorrido em entrevista à TV Centro América. “Este é o habitat natural do jacaré e tem que ser respeitado. Vamos colocar ainda mais sinalização e também deixar educadores ambientais nesta parte, principalmente no período da tarde e noturno, que eles costumam sair mais”.

“Vamos estudar concluir a cerca. Mas é bom deixar claro que este guardrail não impediria o problema. Mantemos a orientação de não deixar subir na cascata. O lago existe para ser preservado. Não é para banho, para animal doméstico. Somos os invasores aqui. Vamos reforçar o número de educadores ambientais”, acrescentou o secretário.

Stopa ainda lembrou que o caso não é exclusivo de Cuiabá e que outro, semelhante, foi registrado em Curitiba (PR), também em um parque. “Foi uma deficiência do frequentador, infelizmente”.

Enquanto a equipe de TV fazia um registro de imagens no parque, uma bola caiu dentro da água. Rapidamente o animal se aproximou do objeto e ficou observando-o, mas sem abocanhá-lo. Um dos monitores correu até o local para evitar que alguém entrasse na água. (Veja a reportagem AQUI)

Foto: Reprodução/TVCA

 

O caso

Um cachorro de médio porte foi morto por um jacaré enquanto tentava buscar um graveto jogado por seu dono no lago do Parque das Águas, região do Centro Político Administrativo, em Cuiabá, no último sábado (13).

De acordo com a administração do parque, o dono estava jogando o graveto no lago para seu cachorro ir buscá-lo e em uma das vezes, o pedaço de madeira caiu próximo a um jacaré, que o atacou.

O dono ficou desesperado e até pensou em entrar na água para tentar salvar o seu animal de estimação, mas acabou impedido.

Famoso em redes sociais, o jacaré que vive no parque fez várias aparições em ruas e avenidas do Centro Político Administrativo no ano passado.

No fim do ano passado, a Prefeitura de Cuiabá alertou os visitantes do parque, após as pessoas atacarem o animal com pedradas.

Em um de seus passeios pela cidade, o animal silvestre precisou ser capturado por uma equipe do Corpo de Bombeiros e devolvido ao lago.

 

Fonte: https://www.olhardireto.com.br