De setembro até agora foram registrados 136,2 milímetros de chuva, enquanto que só para novembro a média deveria ser 154,4 milímetros.

Volume de chuva em Cuiabá é baixo e menor que o esperado, segundo os meteorologistas — Foto: Reprodução/TVCA

Volume de chuva em Cuiabá é baixo e menor que o esperado, segundo os meteorologistas — Foto: Reprodução/TVCA

De acordo com dados do 9º Distrito de Meteorologia, o índice de chuva registrado nos três últimos meses é menor do que o esperado para novembro. De setembro até agora foram registrados 136,2 milímetros de chuva, enquanto que só para novembro a média em 30 anos é 154,4 milímetros.

O índice de chuva registrado em setembro foi de 14,4 milímetros. Já em outubro foi 86, enquanto que a média é 115 milímetros. Do início deste mês até agora, foram registrados 35,8 milímetros de chuva, sendo que o esperado era 154,4.

O maior índice de chuva foi registrado no dia 7 de novembro, com 29 milímetro. Esses dados se referem a Cuiabá, especificamente, em pontos que alcancem as estações de monitoramento do 9º Distrito.

O professor e pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Romildo Gonçalves, explica que o calor intenso e os baixos índices de chuva são resultantes do fenômeno El Niño que atinge o continente de quatro em quatro anos, aproximadamente.

A expectativa, segundo os meteorologistas é que as chuvas se regularizem a partir da segunda quinzena deste mês.

FONTE: https://g1.globo.com