núcleo

Deputado e vereadora Simone com o delegado Ricardo Franco

deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) esteve na sede da Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC), em Jaciara, para conhecer o andamento da implantação do Núcleo de Atendimento Especializado para mulheres vítimas de violência doméstica. Ele foi recepcionado pelo delegado de polícia, Ricardo Franco, que é titular de Juscimeira e assume temporariamente a unidade. Também, marcaram presença a vereadora Simone Freire (PSL) e a escrivã Kátia Aparecida Moura.

“Estamos aqui visitando a delegacia, está praticamente pronto, faltando só alguns móveis, ar condicionado para terminar de instalar o Núcleo, sendo feito para mulheres e um atendimento diferenciado para crianças e adolescentes. Já me coloquei à disposição do município e já falei com a prefeita que se precisar de emenda, vamos ajudar no que for preciso”, posiciona Claudinei.

Núcleo

A escrivã Kátia que possui formação superior em Serviço Social e cedida pelo município para atender a Delegacia, conta que o Núcleo já é uma proposta bem encaminhada dentro da unidade. Ela ressalva que tinha a Sala da Mulher, vinculada com a Secretaria de Estado de Assistência Social da antiga gestão estadual, sendo que foi inaugurada no dia 8 de março de 2018 – data alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Ela detalha que com a mudança de governo no Estado, a Sala da Mulher foi, há dois anos, extinta. Mas, aproveitando o espaço físico e com o apoio de parceiros, estão se organizando para ter o Núcleo de Atendimento de forma adequada para o devido atendimento ao público. “Fizemos um projeto, passamos para a promotora que passou para o Fórum e gostou da proposta para abrir este espaço”, esclarece Kátia.

Trabalho

A servidora explica que já é feito um atendimento específico para as mulheres em situação vulnerável e vítimas de violência doméstica, em que são realizadas visitas, todas às quintas-feiras, com dois policiais militares e uma psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) cedida pelo município. “Não tínhamos apoio do prefeito anterior. Agora temos da prefeita Andreia Wagner para ajudar. Estamos organizando toda a documentação necessária para já abrirmos este Núcleo”, comenta.

Ela frisa que há uma sala com brinquedos para atendimento de crianças que foram adquiridos e doados para contribuir com os trabalhos, mas que ainda é preciso materiais pedagógicos, condicionadores de ar e mobiliários. “É uma demanda que, infelizmente, existe na cultura machista e precisamos vencer. Com este ambiente, vamos poder encorajar toda a população que sofre de violência para procurar a delegacia e a gente resolver o problema. Só temos a ganhar, as vítimas e sociedade”, salienta o delegado Ricardo.

Segundo a vereadora Simone é muito bom trabalhar e ajudar de forma humanitária. “Estou à disposição para estar junto com a Kátia, delegado e a prefeita e vamos fazer um bom trabalho para a nossa cidade”, diz a parlamentar.

Estatística – Conforme relatório técnico divulgado essa semana pela Superintendência de Observatório de Segurança Pública, dos 62 casos de feminicídio registrados em Mato Grosso, 49 mulheres vítimas nunca registraram denúncias de violência, no último ano. A maioria das ocorrências aconteceram no interior do Estado e cinco foram na capital de Cuiabá.

 

FONTE: https://minutomt.com.br/cidades/claudinei-propoe-contribuir-com-nucleo-de-atendimento-para-vitimas-de-violencia-domestica-de-jaciara/