O novo laboratório de análise para o diagnóstico da Covid-19 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) começou a operar nesta terça-feira (22) e vai atender a demanda de 14 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde das regiões Oeste e Sudoeste de Mato Grosso.

O laboratório credenciado da Unemat vai contribuir para desafogar a grande demanda enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen-MT). Juntos, esses municípios têm uma população da ordem de 200 mil pessoas.

São eles: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’oeste, Glória D’oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’oeste, Mirassol D’oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, além de Pontes e Lacerda.

“É um esforço conjunto da Unemat, junto à sociedade, com apoio e investimento de instituições públicas expandindo a política de saúde pública”, afirmou a coordenadora do laboratório, professora Leonarda Grillo Neves, doutora em genética e melhoramento.

Testes moleculares via RT-PCR – que identifica a presença do vírus no organismo da pessoa, a coleta de secreções de vias respiratórias (boca e nariz), acondicionamento e envio de amostras para análises de Covid-19 no laboratório da Unemat são organizados pelas secretarias municipais de saúde ou pelo Lacen-MT. Após esta fase, o material é processado em laboratório.

As análises são feitas por equipe composta por profissionais com expertises, doutores nas áreas de virologia, genética e biologia molecular, além de bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa Mato Grosso (Fapemat).

A parceria da Unemat com Tribunal Regional do Trabalho 23ª região (TRT-23), Ministério Público do Trabalho e OAB/MT possibilitou a compra de insumos, regentes e equipamentos, num investimento na ordem de R$ 565 mil.

A Unemat também fez adequações no laboratório de genética molecular vegetal em atendimento às normas de segurança, exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Lacen-MT.

fonte: https://lapadalapada.com.br/2020/12/23/em-mato-grosso-novo-laboratorio-de-analise-e-diagnostico-da-covid-19-e-inaugurado.html