28/03/2024

Corregedoria do IFMT abre procedimento para investigar servidora alvo de operação

OInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT) disse que encaminhou à Corregedoria da instituição pedido de abertura de Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar os fatos da Operação Circumitus. A servidora do campus de Campo Novo do Parecis e candidata a vereadora na cidade, Samila Dalva de Jesus Silva, foi alvo de busca e apreensão da Polícia Federal na manhã desta quarta (21)

CGU_IFMT_camponovo

As investigações apontam possíveis fraudes e desvios em contratos de R$ 4,8 milhões. Uma das empresas alvo da operação, a Protege Energia, recebeu mais de R$ 9 milhões em pagamentos do IFMT entre 2011 e 2018.

A Protege tem contratos para manutenção predial e da rede de energia do IFMT em Campo Novo do Parecis. O dono da empresa, Mauricio Souza de Menezes, chegou a ser preso na manhã de hoje por posse ilegal de arma durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. Além da PF, o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) auxiliam na investigação e identificação de possíveis fraudes.

Em nota, o IFMT  informa que “a instituição é uma autarquia pluricurricular e multicampi com 19 unidades, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar”.

 

Busca e apreens�o - casa da candidata Samila
Policiais federais cumpriram mandado de busca e apreensão na casa da servidora do IFMT

 

O orçamento, reitera a instituição, está identificado de maneira separada para cada um dos campi e para a reitoria. Os ordenadores de despesa são específicos e cada um faz licitações, celebra contratos e executa outras funções orçamentárias e financeiras de modo descentralizado. “Cabe a cada unidade, portanto, acompanhar e prestar contas aos órgãos de controle do Estado brasileiro”.

“O IFMT tão logo recebeu a denúncia pelos órgãos de controle e fiscalização, referente a supostos ilícitos ocorridos no campus Campo Novo do Parecis encaminhou à corregedoria da instituição para a instauração de procedimento disciplinar e apuração dos fatos, os quais já estão em andamento”, afirma.

A instituição pondera que, tão logo tomou conhecimento da operação e de novos fatos, está avaliando outras medidas a serem tomadas. E contina dizendo que está à disposição dos órgãos de controle para esclarecimentos, providências e auxílio nas investigações.

 

 

Fonte: https://www.rdnews.com.br/policia/corregedoria-do-ifmt-abre-procedimento-para-investigar-servidora-alvo-de-operacao/135321

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize