Deputada estadual afirma que é possível garantir a segurança nos locais contra a Covid-19

 

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) se defendeu das críticas após assistir a um show do sertanejo Gusttavo Lima na última semana, em Primavera do Leste (a 240 km de Cuiabá). Ela afirmou ainda que é preciso pensar na retomada de eventos no Estado, mantendo as medidas de biossegurança para evitar a disseminação da Covid-19.

Para Janaina, o julgamento pode ser visto como hipocrisia, uma vez que parte de pessoas que a criticam por ir a um show que exigia a apresentação de um teste PCR antes de autorizar a entrada são as mesmas que participam de churrascos com amigos nos finais de semana e festas clandestinas.

“Eu acho que a gente tem que estudar essa retomada gradativa, com segurança, porque o segmento de eventos é um dos mais penalizados”, disse.

“Todo mundo está fazendo churrascos, as aglomerações que estão acontecendo. Então, o que me preocupa é isso: as pessoas estão se reunindo dentro das suas casas, com seu vizinho, em eventos clandestinos, e o segmento que trabalha de forma formal está passando por muita dificuldade financeira”, criticou.

De acordo com a deputada, nem tudo estava 100% no show, como a quantidade de pessoas presentes e o fato de o público poder circular livremente ao invés de permanecer sentado em suas respectivas mesas.

No entanto, ela defende que é possível enrijecer as regras, mas permitir que os segmentos de eventos retomem atividades.

“A questão, por exemplo, do teste PCR, é uma segurança. Os eventos hoje talvez pudessem exigir isso, apesar de ser caro. A gente sabe que talvez até inviabilize, mas é uma forma de você tentar transmitir segurança para as pessoas”, disse.

Segundo a emedebista, para entrar no evento, os convidados precisavam apresentar um teste negativo para Covid-19 feito em até 48 horas antes. Além disso, também havia um ônibus estacionado na porta do evento para realizar o teste.

“Então, em um ambiente onde todo mundo estava testado, eu, pelo menos, não me senti em risco em momento algum. Vamos saber daqui a alguns dias se alguém se contaminou, mas com o PCR feito no dia, acho muito difícil isso acontecer, porque a pessoa que tem resultado negativo não transmite. E eles fizeram dessa forma”, afirmou.

“Povo festeiro”
Para a deputada, não dá para comparar o povo brasileiro com a população de outros países, e a retomada dos eventos é necessário em razão da própria cultura.

“Nosso povo é festeiro, é um povo que gosta de sair, gosta de confraternizar, gosta de abraçar. A gente não pode se comparar com Londres, com Alemanha, não podemos nos comparar com o resto do Mundo”, disse.

“Nosso povo é diferente. Então eu acho um pouco de hipocrisia aqueles que falam para não aglomerar e aglomeram de forma clandestina”, completou.

 

 

 

Fonte: http://www.mt40graus.com.br/noticia/70471/criticada-por-ir-a-show-janaina-defende-retomada-de-eventos