29/03/2024

Delação de Riva inocenta servidores presos por desvios na AL

Na delação à Justiça os esquemas fraudulentos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o ex-presidente José Riva revelou que, além do gabinete dele, todos os dos demais deputados utilizavam “mesmo modus operandi” para saquear os cofres públicos, desviando verbas de suprimentos. O trecho da confissão veio a público por meio de vídeo divulgado pelo site Olhar Jurídico.

“O nosso gabinete foi atingido pela busca e apreensão, em função disso apenas o nosso gabinete tem funcionários denunciados, mas que os gabinetes recebiam suprimento de fundos, que todos se utilizavam do mesmo modus operandi”, revelou Riva que juntamente a 20 servidores do Legislativo e dois empresários foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE/MT).

Há cinco anos, o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do MPE realizou a Operação Metástase que teve como alvo o ex-deputado e os 22 por envolvido no crime. No vídeo da delação, Riva afirma que parte dos servidores presos não se beneficiaram com os desvios e que eram os chefes de gabinete que atendiam essas “demandas ilícitas e algumas poucas demandas lícitas”.

“Mas esse fato não ocorria apenas no meu gabinete. Na mesma proporção, ocorria na Primeira-Secretaria e em proporção menor nos gabinetes dos senhores deputados que recebiam também o suprimento de fundos”, reforçou. Cada parlamentar recebia mensalmente R$ 4 mil para gastos gerais e compras específicas de produtos como papel higiênico, copos, papel e café.

Num dos depoimentos que deu à 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Riva contou que usavam a verba para questões sociais para pagamento de serviços funerário povo, medicamentos e cirurgias ao povo. Ou seja, utilizada para fins eleitoreiros.

 

 

 

Fonte: https://www.reportermt.com.br/policia/delacao-de-riva-inocenta-servidores-presos-por-desvios-na-al/118946

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize