O objetivo é manter um profissional de enfermagem em cada uma das escolas da rede pública estadual, para prestar eficiência e agilidade no atendimento de primeiros socorros.

Deputado Paulo Araújo — Foto: JL Siqueira/ ALMT

Deputado Paulo Araújo

O deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas) apresentou um projeto de lei solicitando que cada unidade escolar de Mato Grosso tenha ao menos um profissional de enfermagem em seu quadro de funcionários.

O objetivo, segundo ele, é manter um profissional de enfermagem em cada uma das escolas da rede pública estadual, para prestar eficiência e agilidade no atendimento de primeiros socorros, bem como nas demais atividades que se fizerem necessárias.

“Isso é extremamente importante porque se verifica que, principalmente nos bairros periféricos das cidades de Mato Grosso, nós temos falta de equipamentos na área de saúde. Quem frequenta essas escolas situadas nos bairros mais afastados dos grandes centros das cidades são, em grande maioria, pessoas carentes. Pode acontecer algum problema durante a aula e, tendo esses profissionais, nós facilitaríamos o atendimento e poderíamos salvar vidas”, disse Paulo Araújo.

O projeto prevê ainda que os profissionais de enfermagem atuarão com o objetivo de prestar os atendimentos de primeiros socorros, orientar no atendimento relativo à saúde e realizar outras atividades que se fizerem necessárias em sua área de competência.

“As estatísticas mostram que os traumas físicos constituem uma das maiores causas de mortalidade infantil na faixa etária de 0 a 10 anos. É necessário então, que se crie um sistema de proteção às crianças nessa faixa etária, incluindo um pronto atendimento nas escolas e creches para qualquer tipo de trauma, de baixa complexidade, ocorrido no ambiente escolar”, concluiu Paulo Araújo.

Fonte: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2021/02/02/deputado-apresenta-projeto-para-que-enfermeiros-sejam-contratados-para-atender-em-escolas-de-mt.ghtml