29/03/2024

Deputado estadual cobra fiscalização de garimpos ilegais em Poconé

Sema

O deputado João Batista (Pros) cobrou, por meio de um requerimento, informações ao governo estadual sobre a atuação de garimpos ilegais no município de Poconé (104 km ao sul de Cuiabá). De acordo com a denúncia, imagens de satélite mostram atividades de exploração ilegal.

O documento foi encaminhado para a secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazaretti. Conforme o parlamentar, imagens de satélite do aplicativo Google Maps exibem garimpos em Poconé, no Distrito de Cangas e demais áreas vizinhas. Ele questiona se esses locais de exploração estão atuando em conformidade com a lei.

Em seguida, ele indaga quais foram os últimos monitoramentos do local, para verificar o controle e estabilidade das barragens, maciço, bancadas e taludes das minas a céu aberto, áreas de depósitos de estéril, rejeitos, percolação da água e mais.

O deputado aponta ainda que Poconé é um dos locais de maior extração de ouro de Mato Grosso, e, naturalmente, há muitos pontos ilegais. “Infelizmente, embora algumas explorações auríferas possuam o licenciamento ambiental, a falta de controle da atividade aliada a uma fiscalização precária e insuficiente tem gerado danos visíveis a ‘olho nu’ por quem transita naquela localidade”.

Batista ainda descreve o dano ambiental como “enorme queijo suíço”. “A existência de enormes crateras nos arredores de Poconé e demais áreas circunvizinhas pode ser vista do alto como do solo. Pelo App Google Maps observa-se claramente o gigantesco problema criado pela exploração dessa atividade. A imagem nos remete a um enorme queijo suíço”.

Ele relembra que em janeiro de 2020 a Justiça do Trabalho determinou interdição de toda atividade de exploração e benefeciamento mineral, bem como descarte de rejeito no local, no garimpo do Tico Pirambeira.

“As irregularidades constatadas no garimpo foram consideradas “gravíssimas” pelo MPT e estão relacionadas à ausência total de plano de ação de emergência, falta de profissional técnico habilitado para monitoramento da barragem e atividades de exploração do minério, instabilidade da barragem, a não concessão de equipamentos de proteção individual, entre outras”, descreve.Por fim, ele solicita o requerimento para buscar informações sobre a fiscalização e monitoramento dos garimpos ao longo da rodovia MT 060, em Poconé, Distrito de Cangas e outros.

 

 

 

Fonte: https://www.gazetadigital.com.br/editorias/politica-de-mt/deputado-estadual-cobra-fiscalizao-de-garimpos-ilegais-em-pocon/642774

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize