o governador Pedro Taques (PSDB) adotou um discurso com tom bastante político e crítico durante inauguração da nova sede do Detran-MT (Departamento Estadual de Trânsito), na manhã desta terça-feira (4).

 

A agência está localizada na região do Coxipó e, de acordo com Taques, o novo prédio faz parte do planejamento estratégico de reestruturação do órgão.

 

Na solenidade, o governador afirmou que, até pouco tempo, o Detran era usado como instrumento para práticas ilegais.

 

Se você tiver mais votos que isso você vai nomear o presidente do Detran

Ele admitiu ainda ter sofrido “pressão” para trocar o comando da autarquia, que hoje é presidida por Arnon Osny Mendes.

 

“Até quatro meses atrás, recebia pessoas no gabinete, pessoas, políticos influenteS, dizendo: ‘Olha, tá na hora de mudar a presidência do Detran, o doutor Osny não está dando certo, essa diretoria não dá certo’. Eu recebia essas pessoas e falava o seguinte: Amigo, anota um número aí: 833.788. Esse é o número de votos que nós tivemos. Se você tiver mais votos que isso, você vai nomear o presidente do Detran”, disse Taques.

 

“No passado, tínhamos no Detran instrumentos que não eram republicanos. Agora quero renovar a responsabilidade do senhor, presidente Osny, e a confiança no trabalho do secretário Rogers Jarbas, na Secretaria de Segurança Pública, além de agradecer o trabalho dos servidores que estão aqui”, afirmou.

 

‘Mamaram nas tetas do Estado’

 

Também durante o evento de inauguração, o governador voltou a ressaltar o número de servidores concursados que foram chamados em sua administração para toda a área da segurança pública, o que inclui as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Politec e o próprio Detran.

 

“O tratamento a todas essas instituições deve ser o mesmo. O sistema de segurança de Mato Grosso tem 15 mil profissionais. Desses, nós chamamos 3.663. Quase 27% de todos os profissionais da segurança chamados na nossa administração”, disse.

 

“Aí a pergunta que dói é a seguinte: onde muitos estavam que não viram isso? Há um déficit muito grande na segurança. Mas estamos, com responsabilidade, preenchendo esse déficit”, afirmou.

 

Taques também criticou, sem citar nomes, pessoas que, segundo ele, foram contrárias às nomeações para a segurança pública.

 

Muito fácil você querer consertar o Estado em dois anos, um Estado que foi roubado, menoscabado, vilipendiado, desrespeitado, em mais de dois anos

“Imaginem, um dia desses, vi uma crítica de uma alta autoridade do Estado – que esta há muito tempo mamando nas tetas no Estado – dizendo o seguinte: Ah, o Governo chamou muitos profissionais para a segurança”, disse.

 

“Muito bem! Queria indagar a essa autoridade, imagina Mato Grosso se tivesse 3.663 profissionais de segurança a menos. Como seria, com a crise de 14 milhões de desempregados no Brasil? Como seria sem novos 1.900 policiais militares? Sem menos 1.077 policiais civis? Imagine o Detran sem os servidores? A Politec sem técnicos? Seria difícil. Então, as pessoas precisam ter responsabilidade. Tudo tem seu tempo e o tempo do Detran é agora”.

 

MT “roubado”

 

Por fim, o governador afirmou que, aos poucos, está tentando “consertar” o Estado, já que, de acordo com ele, Mato Grosso foi “roubado” e “menosprezado” nos últimos anos.

 

“Muito fácil você querer consertar o Estado em dois anos, um Estado que foi roubado, menoscabado, vilipendiado, desrespeitado, em mais de dois anos. Não tem condições de fazermos isso”, disse.

 

“Estamos fazendo no tempo certo e o tempo é agora. Podem ter certeza, nós entregaremos um Detran muitas vezes melhor do que o recebemos. Com servidores capacitados, formação continuidade e atendimento decente como vem sendo feito”, concluiu Taques.

 

Nova sede

 

A nova unidade do Detran irá oferecer serviços de veículos e habilitação, sendo:

 

Veículos Habilitação
Abertura de Processos:

– Primeiro emplacamento;

– Transferência;

– Segunda via CRLV/CRV;

– Comunicado de venda;

– Alteração de característica.

Emissão:

– Licenciamento e taxas.

Abertura de Processos:

– Primeira habilitação;

– Mudança de categoria;

– Renovação da CNH;

– Segunda Via de CNH;

– Alteração de dados.

Emissão:

– Certidão de condutor.

 

A agência está localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 4.177, no bairro Chácara dos Pinheiros, próximo à ponte sobre o Rio Coxipó.

Fonte: http://www.midianews.com.br