19/04/2024

“Eu precisava tirar essa dúvida que já estava se tornando uma preocupação”, relata idosa atendida no Centro de Triagem

Dona Maria decidiu buscar o diagnóstico após sua mãe, de 90 anos, testar positivo para a Covid-19
Maria Betânia de Morais, 67 anos, moradora de Várzea Grande
Maria Betânia de Morais, 67 anos, moradora de Várzea Grande – Foto por: Christiano AntonucciMaria Betânia de Morais, 67 anos, moradora de Várzea Grande

A suspeita de ter sido infectada pelo novo coronavírus fez com que a dona de casa Maria Betânia de Morais, de 67 anos, saísse do bairro Mapim, em Várzea Grande, para buscar atendimento no Centro de Triagem Covid-19.

Dona Maria decidiu buscar o diagnóstico após sua mãe, de 90 anos, testar positivo para a doença, precisando assim de ainda mais cuidados durante o período de isolamento social.

“Senti medo, achei que tinha sido contaminada com o novo coronavírus, mas eu precisava cuidar da minha mãe. Minha filha também ajudava nos cuidados, não era sempre que eu estava presente, mas minha mãe precisa de atenção especial”, explicou.

Durante 20 dias, a mãe de dona Maria Betânia ficou em isolamento social, não apresentou quadro agravante e foi curada da Covid-19. Além da mãe, o pai de 80 anos também foi contaminado, mas não apresentou sintomas e encontra-se curado.

Felizmente, o resultado do teste de dona Maria deu negativo. Ela recebeu a notícia com alívio. “Eu precisava tirar essa dúvida que já estava se tornando uma grande preocupação. E isso só foi possível graças ao Centro de Triagem, onde fui muito bem atendida. Graças a Deus não fui contaminada”, agradece.

Com o resultado em mãos, ela disse que continua seguindo as recomendações básicas de higienização das mãos, uso de álcool em gel e sempre usa máscara quando precisa sair de casa.

Vale ressaltar que pessoas acima de 60 anos são mais vulneráveis ao coronavírus. Além disso, quem possui doenças crônicas como diabetes, hipertensão, asma faz parte do grupo de risco, pois essas comorbidades podem causar complicações.

Dados gerais de atendimentos

O Centro de Triagem Covid-19 atendeu até terça-feira (25.08) um total de 21.229 pacientes.  Desse total, 3.992 testaram positivo10.273 exames foram negativos e 6.964 foram considerados suspeitos para o novo coronavírus.

Para realizar o tratamento precoce, a farmácia da unidade entregou 10.956 kits de medicamentos aos pacientes. Esses medicamentos foram receitados após realização de consulta com os médicos que atuam na unidade.

O local conta com uma equipe de 20 médicos, oferece uma estrutura para realização de testagem rápida para o novo coronavírus, realização de exame com uso do aparelho de tomografia e entrega de medicamento para o tratamento precoce da doença, após consulta com prescrição médica.

Para casos graves do coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da Covid-19.

Como funciona o Centro de Triagem

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 800 senhas por dia, sendo 500 emitidas pela internet, pelo site triagem.mt.gov.br, e 300 senhas presenciais, entregues no local, das 6h às 6h45.

É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

 

 

 

 

fonte: http://www.controladoria.mt.gov.br/web/mt/-/15267152–eu-precisava-tirar-essa-duvida-que-ja-estava-se-tornando-uma-preocupacao-relata-idosa-atendida-no-centro-de-triagem

 

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
CNH

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize