(Por Thiago Andrade, Gazeta Digital)

Mayke Toscano/Secom

De volta ao trabalho nas dependências do governo do Estado depois do período de quarentena, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, anunciou que o governo está comprando kit-covid para tratamento precoce de 10% da população do estado. Segundo o secretário, os medicamentos estão sendo entregues aos municípios.

 

“O governo do estado resolveu apoiar os municípios em um tratamento mais precoce da covid, em parceria com o nosso comitê técnico de estratégia para a covid e com a comissão de saúde da Assembleia Legislativa, desenhou um protocolo básico que será divulgado aos municípios e o nosso comitê deliberou pela aquisição de um volume de medicamentos para subsidiar os municípios nessa iniciativa”, contou o secretário.

Segundo o secretário, em cerca de 15 dias os medicamentos serão entregues aos municípios. “Nós já fizemos o processo de aquisição, agora estamos apenas esperando as empresas fazerem a entrega, em um prazo que varia de 15 a 20 dias a entrega desses medicamentos para ser disponibilizados para os municípios. A decisão será tomada levando em consideração o percentual da população e um outro indicador também será o número de casos que cada município já apresenta de covid-19”, comentou.

 

Glberto destaca que fará uma pactuação com os municípios e o governo do Estado irá custear os medicamentos que serão encaminhados as cidade que aderirem a essa iniciativa do governo.

 

Serão comprados remédios para 10% da população, ou seja, mais de 300 mil kits. “Nós estamos fazendo um recorte de 10% da população, que possivelmente sejam pacientes que vão ter sintomas leves detectados inicialmente para iniciar um tratamento precoce. Não se trata de um atendimento hospitalar e sim um atendimento que originalmente é feito nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família para ajudar os municípios, principalmente, aqueles que ainda não tomaram iniciativas, que tem dificuldades financeiras e burocráticas para fazer aquisição de medicamentos. Então foi uma decisão do comitê para fazer uma robusta aquisição para subsidiar os municípios nessa iniciativa e agora dependemos, logicamente, do prazo de entrega dos laboratórios das empresas que venceram as licitações realizadas de forma emergencial pelo governo do Estado”,afirmou.

 

 

Fonte: https://www.gazetadigital.com.br/editorias/politica-de-mt/governo-comprou-kit-covid-para-10-da-populao-diz-ses/622025