Haitiano supera acidente e fratura para buscar sonho de ser aprovado em universidade pública

Preocupado com o fechamento dos portões no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o haitiano Carnes Ilozier, 41 anos, chegou com 30 minutos de antecedência na Universidade de Cuiabá (Unic), local de prova. A recente fratura em uma das pernas, ocasionada por acidente de motocicleta, poderia dificultar a pontualidade, porém, não impediu a busca de um sonho.

Ilozier pretende cursar física em uma universidade pública. Em 2015 o haitiano estava matriculado em uma das escolas estaduais de Mato Grosso e comentou sobre a principal dificuldade que enfrentaria.

“A maior preocupação é em relação à redação pela dificuldade com o idioma. Mas com apoio da escola e dos professores, temos nos esforçado para superar esta barreira”, disse na ocasião. Ele conta que deixou três filhos pequenos, mãe, pai e irmãos no Haiti para tentar uma vida melhor no Brasil. Antes de chegar ao país, passou pela República Dominicana, Equador e Peru. Em Cuiabá, recomeçou sua história trabalhando no setor da construção civil.

As línguas oficiais do país de origem e Carnes Ilozier são o crioulo e o francês. Proveniente de uma família de agricultores em San Marcos, Ilozier não frequentava a escola desde 2002, quando terminou o ensino médio. Somente em Cuiabá retomou os estudos.

As regras do Enem  para o segundo dia de exame são as mesmas da primeira avaliação realizada no último domingo (3). Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, no horário de Brasília. A duração do exame, no entanto, será menor em 30 minutos em relação ao primeiro dia de provas. Os participantes terão 5 horas para resolver as questões. A prova termina às 18h30.

No primeiro dia de exame, no último domingo (3), os participantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. De acordo com o Inep, 3,9 milhões de participantes fizeram as provas. Ao todo, 376 candidatos foram eliminados por desrespeitar as regras do exame.

Quem não compareceu ao primeiro dia de prova pode fazer o exame neste domingo (10), mas o resultado do Enem servirá apenas para autoavaliação.

 

FONTE:  https://www.olhardireto.com.br