(Por HNT, khayo Ribeiro)

O Hospital e Maternidade São Mateus, em Cuiabá, registrou 38 casos suspeitos de contágio pelo Covid-19, o coronavírus, em nove dias. Dados da unidade médica apontam que duas ocorrências já foram descartadas e o restante dos pacientes segue sendo acompanhado.

hospital/são mateus

Mayke Toscano/Hipernoticias

 

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo hospital nesta segunda-feira (23), entre os dias 14 e 22 de fevereiro, a unidade médica recebeu 38 casos suspeitos de contágio pelo Covid-19. Para os casos que não foram descartados, o hospital prestou encaminhamento para isolamento em casa ou internação, seguindo a necessidade de cada ocorrência.

Ao total, 33 pacientes estão em isolamento domiciliar, aguardando resultado das testagens, e três pessoas foram internadas – das quais duas estão na unidade aberta e uma na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

A unidade médica não registrou nenhum caso confirmado de contágio. Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) já contabilizou duas ocorrências de contaminação pelo vírus.

Conforme informações divulgadas pela pasta no último domingo (22), o estado acompanhava um total de 183 casos suspeitos de contágio. O número das ocorrências deve ser atualizado pela SES ainda nesta segunda-feira.

Orientações

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

 

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

 

Fonte: https://www.hnt.com.br/cidades/hospital-sao-mateus-registra-38-casos-suspeitos-de-contagio-pelo-coronavirus/162476