Mais da metade dos bairros de Cuiabá tem casos registrados de Covid-19, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. O último boletim epidemiológico aponta que, dos 125 bairros da capital, 73 registraram casos da doença, o que representa 60%. Na semana passada, havia 65 bairros atingidos.

Segundo a secretaria, os bairros com mais casos são o Jardim Imperial e o Morada da Serra, com 11 notificações cada um. Em seguida estão os bairros Centro (8), Jardim das Américas (7), Jardim Itália (7), Bosque da Saúde (6), Goiabeiras (6), Duque de Caxias (5), Jardim Vitória (5) e Santa Rosa (5). Cerca de 39% dos casos encontram-se nestas regiões.

Foram 183 casos notificados da doença em moradores de Cuiabá até o dia 9 de maio. O número indica um crescimento de cerca de 30% na última semana. A médica é de seis casos por dia, o dobro de casos diários do observado na semana anterior, que era de três casos diariamente.

Cuiabá tem 192 casos confirmados de infectados que são moradores do município e 46 que não são residentes, mas estão sendo atendidos na capital. Destes, 118 já estão recuperados da doença.

Desde a notificação do primeiro caso, em 14 de março, foram registrados cinco mortes por Covid-19 em Cuiabá, sendo que três eram de moradores de outros municípios: Rio de Janeiro (RJ), Várzea Grande (MT) e Querência (MT). Até o último sábado (9), cerca de 63% dos casos encontravam-se recuperados e os demais em monitoramento.

Na rede hospitalar, há 34 pacientes confirmados com Covid-19 que estão internados, sendo 22 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 12 em enfermaria. Também estão internados 26 pacientes com suspeita da doença, sendo 11 na UTI e 15 em enfermaria.

O tempo médio entre a coleta de exames e a entrega dos resultados foi de 3 dias, sendo cerca de 36% dos exames realizados pelo Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen). Somente dez indivíduos referiram ter viajado em período anterior ao início dos sintomas e desses a metade para o exterior, evidenciando a transmissão comunitária.

A taxa de internação no período foi de 24%, com tempo médio de hospitalização de seis dias. Entre os internados, 40% ocuparam leitos de UTI e 13 fizeram uso de suporte ventilatório.

A idade média é 42 anos, sendo o mais novo com dois anos e o mais velho com 102 anos. Cerca de 70% dos casos se concentra no grupo de 30 a 59 anos e os idosos representaram 11% dos casos.

Destaca-se o aumento dos casos no grupo etário de 20 a 29 anos, com dez casos notificados esta semana. Profissionais da área da saúde representaram 15% dos casos confirmados.

Fonte: https://www.cenariomt.com.br/2020/05/12/mais-da-metade-dos-bairros-de-cuiaba-tem-casos-de-covid-19-numero-diario-de-infectados-dobrou/