19/03/2024

PLANO AGRÍCOLA E PECUÁRIO É DESTAQUE NO RELATÓRIO DA ALIANÇA AGROECONÔMICA

Plano Agrícola e Pecuário é destaque no relatório da Aliança Agroeconômica

Foi lançado o relatório do 2º trimestre de 2021 da Aliança Agroeconômica. O estudo traz como destaque os resultados do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) da safra 20/21, e os novos valores do Plano Safra 21/22. No PAP 20/21 o Centro-Oeste registrou 28,2% de participação nacional nas contratações de crédito rural, sendo o Mato Grosso o maior demandante de recursos. Para o PAP 21/22, conforme o Governo Federal, foram programados R$ 251,2 bilhões para uso dos produtores, alta de 6,3% ante a safra anterior.

A Aliança é composta por um grupo que integram as seguintes entidades: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), responsável em desenvolver ações de pesquisas e estudos na região Centro-Oeste do país.

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento Regional do Imea, Vanessa Gasch, o material é voltado para auxiliar o produtor rural nas tomadas de decisão e atender demandas específicas do setor produtivo rural.

O relatório trouxe ainda as novas estimativas para o milho na safra 2020/2021. O atraso na semeadura de milho, fez com que parte das áreas fossem semeadas fora da janela de cultivo do cereal. A falta de chuva afetou, sobretudo, nas fases de floração e enchimento de grãos, resultando em uma menor produtividade.

Em Mato Grosso é estimada baixa de 13,96% nos rendimentos na safra 20/21, comparado a safra 19/20, com perspectiva de colher 93,8 sc/ha, e produção de 32 milhões de toneladas, diminuição de 9,72% no mesmo período. Em Mato Grosso do Sul e em Goiás, a redução na produtividade pode ser ainda mais intensa, com perda de 26,45% e 25,33%, respectivamente, ante o ciclo 19/20.

A estimativa é que os três estados produzam juntos, na safra 20/21, 47,35 milhões de toneladas, queda de 15,64% ante a projeção anterior, e de 19,31% quando comparado com a safra 19/20.

O clima seco atinge os canaviais brasileiros, desde junho de 2020. Na região Centro-Oeste, por exemplo, houve uma redução de 1,6% ante a safra anterior da cana-de-açúcar, totalizando 137,5 milhões de toneladas.

O cenário futuro para a arroba do boi gordo aponta uma desvalorização, interrompendo uma trajetória de valorização consecutivas. Para dezembro deste ano é esperada que a arroba seja precificada em R$ 322,70.

O relatório traz ainda informações do Plano Agrícola, estáticas, custos de produção das principais cadeias, mercado interno e internacional e entre outros.

 

 

 

fonte: https://www.matogrossoeconomico.com.br/agronegocio-e-industria/plano-agricola-e-pecuario-e-destaque-no-relatorio-da-alianca-agroeconomica/

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize