Alto risco de queimadas e ar seco no último dia do mês na maior parte do país. Calorão acima do normal em Porto Alegre e previsão de temporais no sul da Bahia, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.

(Por Izabella Camargo, G1 — São Paulo)

Risco de queimadas Brasil 30/09/2019 — Foto: Climatempo

Risco de queimadas Brasil 30/09/2019 — Foto: Climatempo

 

Desde o início do ano a vegetação amazônica foi a mais atingida pelas queimadas, de acordo com o Inpe. O Cerrado ocupa o segundo lugar no ranking de queimadas e a Mata Atlântica em terceiro.

Queimadas no Brasil 30/09/2019 — Foto: Reprodução TV Globo

Queimadas no Brasil 30/09/2019 — Foto: Reprodução TV Globo

Destaques: hoje tem previsão de chuva forte no Espírito Santo, sul da Bahia e leste de Minas durante o dia. A umidade que chega do mar aumenta as nuvens de chuva na região.

A partir da noite diversas áreas de instabilidade se espalham pela Campanha gaúcha e Fronteira Oeste. São esperados grandes volumes de chuva com raios e rajadas de vento de 80 km/h. O avanço de uma nova frente fria é a responsável pela mudança.

Próximos dias: risco de temporais no centro – sul do Rio Grande do Sul e a chuva chega em Porto Alegre amanhã à noite. O mar fica agitado.

Sudeste

São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas com tempo estável, seco e quente. No Espírito Santo e leste mineiro o sol aparece entre muitas nuvens, mas há chance de pancadas de chuva ao longo de todo o dia.

Temperaturas máximas

São Paulo 28º
Rio de Janeiro 29º
Vitória 24º
Belo Horizonte 29º

 

 

Próximos dias: amanhã o tempo muda de novo em Mato Grosso do sul com novas áreas de instabilidades que devem provocar chuva.

Norte

A combinação do calor com a umidade elevada deixam o tempo instável em quase toda a região. Apenas no sul do Amapá e Leste do Pará o tempo fica seco.

Atenção: previsão de temporais no Acre e leste do Amazonas.

Temperaturas máximas