Temperatura deve cair em todo o estado, até o fim da semana

O mês de agosto deve chegar trazendo, além da baixa umidade, um frio incomum. É o que aponta o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Previsão do tempo para Cuiabá aponta mínima de 19ºC na sexta-feira (2) e queda ainda mais brusca no fim de semana: 4ºC para o próximo domingo (4). Da mesma forma, em Chapada dos Guimarães (70 km da Capital), os termômetros podem marcar mínimas de até -1ºC, também no domingo.

Segundo os meteorologistas, a frente fria deve atingir a todo o estado de Mato Grosso no fim de semana. Em Rondonópolis, por exemplo, as temperaturas devem ficar entre 5ºC e 28ºC no domingo, enquanto em Sinop devem ficar entre 11ºC e 32ºC.

Apesar do frio previsto, os mato-grossenses ainda precisarão enfrentar a baixa umidade ao longo da semana e altas temperaturas até quinta-feira (1º de agosto). Em Cuiabá, por exemplo, entre terça e quinta-feira as máximas giram em torno dos 37ºC. A umidade, por sua vez, deve ficar abaixo dos 30%.

Nesse período, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda hidratação da pele com cremes, ingestão de água, e que se evite a prática de atividades físicas.

A incidência de raios ultravioleta, por sua vez, atinge nível 8 nesta semana, considerado alto. A OMS recomenda uso de protetor solar, óculos de sol, roupas leves e chapéu, além de hidratação.

 

 

FONTE: https://olivre.com.br/