Home DESTAQUE TJ nega liberdade ao deputado Mauro Savi, preso há mais de um mês por corrupção

TJ nega liberdade ao deputado Mauro Savi, preso há mais de um mês por corrupção

0
TJ nega liberdade ao deputado Mauro Savi, preso há mais de um mês por corrupção

Foram 21 votos a favor da manutenção da prisão e dois votos contrários

O pleno do Tribunal de Justiça negou a liberdade ao deputado estadual Mauro Savi (DEM), na sessão desta quinta-feira (14). A maioria dos desembargadores acompanhou o relator José Zuquim Nogueira. O julgamento havia começado no dia 24 de maio, foi interrompido por um pedido de vista do desembargador Marcos Machado e retomado nesta quinta. Foram 21 votos a favor da manutenção da prisão e dois votos contrários.

O desembargador Paulo da Cunha, que foi seguido por Sebastião Moraes, votou pela liberado de Savi, sob o argumento de que as acusações contra ele têm três anos, quando o ex-presidente do Detran, Teodoro Lopes “Dóia”, fez a delação premiada. Desse modo, o magistrado não viu necessidade de afastamento e prisão do deputado para investigar os crimes denunciados, segundo informações do site Ponto na Curva.

Mauro Savi está preso desde 9 de maio no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), no bairro Carumbé. Alvo da Operação Bônus (desdobramento da Bereré), o deputado é acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de chefiar um esquema de corrupção no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

No dia 5 de junho, os deputados estaduais aprovaram, com 14 votos favoráveis e 4 abstenções, a revogação da prisão do colega. A Assembleia pediu ao Tribunal de Justiça que soltasse Savi com base na resolução aprovada, porém, o desembargador Zuquim negou.

Operação Bereré

Além de Savi, outras 57 pessoas foram denunciadas pelo MPE nas operações Bereré e Bônus, entre elas o ex-secretário-chefe da Casa Civil Paulo Zamar Taques, e seu irmão, o advogado Pedro Jorge Zamar Taques. Também são acusados o ex-governador Silval da Cunha Barbosa e o ex-deputado federal Pedro Henry, entre outros.

Sete deputados estaduais foram denunciados: Mauro Savi, José Domingos Fraga Filho (PSD), Wilson Pereira dos Santos (PSDB), José Joaquim de Souza Filho, o “Baiano Filho” (PSDB), Ondanir Bortolini “Nininho” (PSD) e Romoaldo Aloisio Boraczynski Júnior (MDB).

 

Fonte: https://www.olivre.com.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here