Foi lançada oficialmente, nesta terça-feira (6), a campanha de adoção de cartas de natal escritas por crianças carentes, ao ‘papai Noel”, em Cuiabá. A ação é realizada pelos Correios, em parceria com alunos de escolas públicas e instituições sociais.
A campanha, que é realizada há 29 anos, faz com que os presentes pedidos pelas crianças nas cartas sejam atendidos com o apoio de voluntários que “adotam” as cartinhas.
Cerca de 50 crianças e adolescentes de entidades sem fins lucrativos terão as cartas entregues ao “bom velhinho”.
Em Mato Grosso, nos últimos três anos, mais de 55 mil cartas foram entregues ao “papai Noel” e tiveram os pedidos atendidos.
Este ano, assim como na última edição, a campanha traz a possibilidade de adoção de cartinhas pela internet.
Em Cuiabá, quem quiser adotar online poderá acessar o blog da campanha e apadrinhar o pedido de uma criança.
Nesse caso, a entrega do presente pelo padrinho deve ser feita no ponto de entrega indicado.
A campanha
A campanha Papai Noel dos Correios surgiu por iniciativa de carteiros que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartas escritas por crianças, destinadas ao Papai Noel, porém, sem endereço.
Sensibilizados, resolveram adotar eles mesmos as cartinhas e enviar os presentes.
Com o passar do tempo, a ação ganhou proporção e acabou se transformando num projeto corporativo.
A partir de então, as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas e, depois, são disponibilizadas nas unidades da empresa para os voluntários.
Os carteiros não distribuem cartas das crianças diretamente à população, em suas residências. Os interessados precisam buscar as correspondências nas unidades ou se cadastrar no blog da campanha.
Os presentes são recebidos nos pontos de entrega divulgados e os Correios fazem a distribuição.
Não é permitida a entrega direta do presente, por isso, o endereço da criança não é divulgado, nem informado ao padrinho.
Fonte: g1.globo.com/mt