Por: Pablo Rodrigo
Homem de confiança do governador eleito, Mauro Mendes (DEM), o vereador Gilberto Figueiredo (PSB) deve o futuro secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso. O Gazeta Digital confirmou com 3 fontes que a indicação de Figueiredo é defendida pelo núcleo duro de Mendes, já que a secretaria foi definida como prioridade pela nova gestão.
A medida seria pelo fato de que o grupo ainda não apresentou nenhum nome que agrade o governador eleito. Tanto que o nome com maior respaldo até o momento era do atual secretário, Luiz Soares, que tem o apoio do senador eleito Jayme Campos (DEM).
Porém, o desgaste da atual gestão, principalmente na área da Saúde, pesa contra a indicação de Jayme. Já Gilberto Figueiredo, que era cotado para assumir a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem a confiança do governador eleito, tanto que é considerado na equipe de transição como o “coringa do Mauro”. Gilberto Figueiredo coordena a transição da Saúde a pedido do próprio Mauro Mendes.
A ida de Figueiredo para a Saúde abriria espaço para que o deputado eleito Allan kardec (PDT) pudesse assumir a Seduc, e assim contemplaria um dos deputados suplentes, como o emedebista Romoaldo Júnior (MDB). Gilberto Figueiredo foi secretário municipal de Cuiabá durante o governo Mauro Mendes (2013-2016), sendo eleito vereador em 2016 com 4.299 votos.
Fonte: www.folhamax.com/politica