28/05/2024

Deputado eleito entra com ação para garantir voto aberto em eleição da AL

(Por: Gabriela Galvão)

O deputado estadual eleito por Mato Grosso Ulysses Moraes (DC) entrou com uma ação no Tribunal de Justiça do Estado (TJMT) com o intuito de garantir o voto aberto na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que será realizada em 1º de fevereiro, mesmo dia da posse dos novos parlamentares. O mandado de segurança, protocolado nesta segunda-feira (21), estão nas mãos da desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos.

Ulysses argumenta que, ao contrário do Regimento Interno da Casa, as Constituições Federal e Estadual não fazem qualquer menção a necessidade de a votação ser secreta. O parlamentar justifica ainda que, com a ação, pretende dar transparência e publicidade aos atos e fatos do mandato que se inicia em breve.

“É nítida a contradição do Regimento Interno da ALMT com as Constituições Estadual e Federal, e a necessidade dos cidadãos mato-grossenses em ter conhecimento de como os seus representantes estão desempenhando o mandato que lhes foram outorgados, garantindo, assim, o princípio da publicidade e da simetria constitucional”, diz Ulysses.

O deputado também desafia os colegas a declararem o voto e mostrarem que o Parlamento, que teve uma renovação superior a 50% nas últimas eleição, não será novo apenas de pessoas, mas também de atitudes. “Escuto o clamor das ruas, ouço os gritos da mudança e ainda que eu tenha que nadar em águas turbulentas, pautarei sempre pelas razões que me trouxeram até aqui”.

Candidatos

Por enquanto, a chapa da situação vai se consolidando com o atual presidente, Eduardo Botelho (DEM), na disputa pela reeleição, Janaina Riva como vice e Max Russi como primeiro-secretário. Pela oposição, o novato Silvio Fávero (PSL) se articula para disputar a presidência.

Fonte: olivre.com.br

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize