27/02/2024

Bolsonaro dá posse a Roberto Campos Neto, novo presidente do Banco Central

(Por:  Guilherme Mazui)

O presidente Jair Bolsonaro deu posse nesta quinta-feira (28) ao economista Roberto Campos Neto como presidente do Banco Central. O cargo tem status de ministro.

A assinatura do termo de posse ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto foi fechada à imprensa.

Campos Neto substituirá Ilan Goldfajn, presidente da instituição durante o governo do ex-presidente Michel Temer. Segundo o BC, a transmissão do cargo será realizada depois do feriado de Carnaval.

Campos Neto teve a indicação para presidir o BC aprovada na terça-feira (26) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e pelo plenário da Casa. A indicação foi aprovada em plenário com 55 votos favoráveis, 6 contrários e uma abstenção.

Antes da aprovação, o economista foi sabatinado por senadores. Na oportunidade, ele defendeu a redução do tamanho do Estado brasileiro, a autonomia do Banco Central e avaliou que o sistema bancário do país não é mais “concentrado” do que em outras economias desenvolvidas.

O Banco Central tem, entre suas atribuições, a responsabilidade de fiscalizar e autorizar o funcionamento de instituições financeiras; estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras; e vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais.

Outra atribuição do BC é cuidar da política cambial, por meio de intervenções no mercado.

Perfil

Próximo ao ministro da Economia, Paulo Guedes, Roberto Campos Neto foi indicado para a presidência do Banco Central em novembro do ano passado, após a vitória de Bolsonaro na eleição presidencial.

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize