28/03/2024

Ministério da Saúde realiza pesquisa durante fiscalização de trânsito em Cuiabá (30/11/2019)

Coleta de dados vai avaliar se beber e dirigir em alta velocidade são fatores que estão associados e condicionados.

(Por G1 MT)

Estudantes fazem pesquisa de saúde durante blitz em Cuiabá — Foto: Secom - MT
Estudantes fazem pesquisa de saúde durante blitz em Cuiabá — Foto: Secom – MT

O Ministério da Saúde, com apoio de estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou uma pesquisa durante uma blitz em Cuiabá, na quinta-feira (28). A coleta de dados vai avaliar se beber e dirigir em alta velocidade são fatores que estão associados e condicionados.

A pesquisa faz parte do Programa Vida no Trânsito (PVT). Ao todo, o estudo vai avaliar o comportamento dos motoristas nas cidades de Palmas, Campo Grande, Curitiba, Teresina, Belo Horizonte, Boa Vista, Florianópolis, São Luís, São Paulo, Macapá, Goiânia, Salvador e Vitória.

A capital de Mato Grosso é a penúltima a ser avaliada. Durante quatro horas de fiscalização, foram aplicados 102 testes de alcoolemia. Uma pessoa foi presa por embriaguez, 10 foram multadas por dirigir sob efeito de álcool, três se recusaram a fazer teste de etilômetro, cinco motoristas foram multados por conduzir veículo sem CNH e 15, por estar dirigindo veículo sem licença. Ao todo, 16 carros e 10 motocicletas foram removidos.

Foram aplicados 102 testes de alcoolemia durante blitz em Cuiabá — Foto: Secom - MT

Os resultados da pesquisa servirão de base para o desenvolvimento de políticas públicas que possam minimizar os acidentes de trânsito e conscientizar os motoristas do quanto é nocivo beber e dirigir.

Lei Seca

Em 2019, foram realizadas 35 operações Lei Seca em Mato Grosso, contemplando os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis e Campo Novo do Parecis. Foram 161 pessoas presas por dirigir bêbadas, 4.363 testes de alcoolemia foram aplicados, 436 CNHs recolhidas, 367 documentos de veículos recolhidos, 854 veículos removidos, 437 pessoas dirigindo embriagadas e 96 se recusaram a fazer teste de bafômetro.

FONTE: https://g1.globo.com/mt/

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize