Mais de 60 mil mudas já foram plantadas e distribuídas em 80 bairros da Capital
(Por Energisa)
Mais do que distribuir e plantar árvores o foco do projeto Verde Novo é disseminar a conscientização da importância da arborização urbana. Essa ação, parceria da Energisa, Poder Judiciário de Mato Grosso e TV Centro América, tem chamado a atenção pela forma que vem mobilizando a população por onde passa.
Bairros, escolas e instituições de Cuiabá estão ficando com novo visual, dando lugar ao verde e ressaltando a necessidade da arborização estar inserida no crescimento da cidade, para que mais áreas verdes sejam criadas, diminuindo ou minimizado as ilhas de calor existentes na capital de Mato Grosso, melhorando a qualidade de vida da população cuiabana, em relação a diversos aspectos, como ar, saúde, temperatura da cidade, entre outros.
Os técnicos do projeto orientam a população para a conscientização e hábitos necessários para o resgate do verde da então já conhecida Cidade Verde. As crianças são as sementes do projeto e durante as visitas são as mais empolgadas com o plantio das mudas. Elas são grandes disseminadoras dessas informações, que, por meio do envolvimento dos técnicos, recebem as orientações sobre a importância da árvore, do que ela representa para a saúde pública e o cuidado que é preciso ter para que ela cresça de forma saudável.
E quando o assunto é distribuição das mudas, as pessoas são orientadas quanto às espécies específicas para serem plantadas nos mais variados tipos de locais, de acordo com seu porte e tipo. Informações que também acabam por ser repassadas no boca a boca.
Conseguir levar as informações é o que tem cada vez mais motivado a equipe, um ato tão importante quanto distribuir e plantar, é a pessoa saber a importância desse ato, que além do bem-estar e qualidade de vida, vai melhorar a qualidade do ar e, acima de tudo, a consciência da não depredação das plantas.
Os bons resultados obtidos com esse projeto são reflexos do envolvimento de toda a sociedade que tem entendido e abraçado essa causa. Prova disso são as quase 67 mil mudas distribuídas e plantadas nos 80 bairros de Cuiabá, nas 276 ações realizadas. Além disso, foram diagnosticadas 132 escola que precisam da plantação de árvores.
fonte: https://g1.globo.com