Home Geral Bolsonaro sanciona com veto projeto que prorroga validade das receitas de remédios de uso contínuo

Bolsonaro sanciona com veto projeto que prorroga validade das receitas de remédios de uso contínuo

0
Bolsonaro sanciona com veto projeto que prorroga validade das receitas de remédios de uso contínuo

Prorrogação vale enquanto durarem medidas de isolamento para conter contágio de covid-19. Foi vetado trecho que permitia retirada de medicamentos por terceiros que possuíssem declaração.

image

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com um veto o projeto de lei que amplia o prazo de validade, durante a pandemia do novo coronavírus, das receitas médicas ou odontológicas de remédios de uso contínuo ou sujeitos a prescrição.

A sanção, que também é assinada pelo ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (28). O projeto foi aprovado na Câmara em abril deste ano e, em julho, no Senado. O trecho vetado ainda precisará passar por nova análise de deputados e senadores em sessão conjunta do Congresso.

O texto diz que as receitas médicas ou odontológicas serão válidas “pelo menos enquanto perdurarem as medidas de isolamento para contenção do surto da covid-19”.

A lei estabelece que que a extensão do prazo não vale para remédios sujeitos a controle sanitário especial, que devem seguir regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Trecho vetado
A proposta aprovada na Câmara e no Senado previa que os pacientes que se enquadrassem nos grupos de risco poderiam, por meio de qualquer forma de declaração, indicar outras pessoas para a retirada dos medicamentos. O artigo, no entanto, foi vetado por Bolsonaro.

A justificativa do veto diz que “o dispositivo cria uma exigência que poderá vir a ser estendida a todos os casos e, por consequência, burocratizar o atendimento das farmácias”.

“Ademais, a medida se mostra desproporcional, uma vez que pode limitar o acesso da população aos medicamentos de uso contínuo que atualmente não há exigência de declaração nem sequer para a retirada de medicamentos que apresentam maior risco”, diz a justificativa.

 

 

 

Fonte: https://estadaomatogrosso.com.br/politica/bolsonaro-sanciona-com-veto-projeto-que-prorroga-validade-das-receitas-de-remedios-de-uso-continuo/9383

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here