20/04/2024

Deputado incomoda vizinhos com festas e é obrigado a assinar acordo com o MPE

Odeputado estadual Faissal Calil (PV) assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) que o proíbe de realizar eventos em casa ou sob sua responsabilidade com barulhos que excedam os limites da chamada “Lei do Silêncio” em Cuiabá. Faissal é conhecido pelas festas feitas no bairro Jardim Shangri-Lá há mais de uma década, como o “Arraiá do Faissal”, realizado na praça principal.

Faissal Calil

O acordo foi assinado com o titular da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, Gerson Natalício Barbosa, em 15 de dezembro. O promotor destaca no documento que o TAC serve para evitar que o caso fosse “judicializado”, ou seja, que o deputado fosse efetivamente processado pelo MPE.

O TAC foi assinado depois que o órgão instaurou uma “notícia de fato” por denúncia recebida em 23 de novembro do ano passado. Pelo acordo, Faissal “assumiu o compromisso de se abster de produzir, nos eventos realizados na sua residência ou sob sua responsabilidade, ruídos em níveis tais que possam resultar em danos à saúde humana”.

O membro do MPE assinala que os ruídos eventualmente produzidos na casa do deputado não podem exceder os limites pelos pela lei municipal nº 3.819/99. A legislação prevê que o barulho não pode passar dos 10 decibéis, medidos no local em que foi denunciado o incômodo.

A lei municipal prevê punições como advertência por escrito, multa, suspensão das atividades e ainda cassação de alvará e licenças concedidas pelos órgãos da prefeitura. Nos casos de reincidência, a advertência não pode ser aplicada mais de uma vez ao infrator.

O MPE instaurou ainda outro procedimento, em 16 de dezembro, para acompanhar o cumprimento do TAC assinado pelo deputado.

Outro lado

A reportagem tentou contato por meio da assessoria de imprensa na manhã desta quarta (6), mas não houve resposta até a publicação da matéria. O espaço segue aberto.

 

 

Fonte: https://www.rdnews.com.br/judiciario/deputado-incomoda-vizinhos-com-festas-e-e-obrigado-a-assinar-acordo-com-o-mpe/138589

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize