29/03/2024

Mato Grosso tem o maior índice de pessoas em idade para trabalhar exercendo atividade remunerada

Estado tem a segunda menor taxa de desemprego do país, atrás apenas de Santa Catarina

Mato Grosso tem 57,3% da população em idade para trabalhar exercendo alguma atividade remunerada. Esse índice coloca o Estado como o primeiro do ranking em todo o país.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao nível de ocupação do último trimestre de 2020. O nível de ocupação é a taxa que calcula a proporção de pessoas exercendo alguma atividade dentro da população em idade de trabalhar, que é de 14 anos ou mais.

A taxa de Mato Grosso está bem acima da média nacional, que é de 47,1%, e do Centro Oeste, com 53,1%. Os Estados vizinhos de Mato Grosso possuem índice de 52,9%, em Mato Grosso do Sul; 51,7%, em Goiás; e de 51,8%, no Distrito Federal.

Já outros Estados com índice acima de 50% são Santa Catarina (55,4%), Paraná (53,4%), Rio Grande do Sul (51,5%), Espírito Santo (52,7%) e Minas Gerais (50,8%).

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, Mato Grosso se destaca na manutenção de empregos, devido à economia estável que possui, puxada principalmente pelo agronegócio.

“Mesmo tendo havido setores muito mais afetados [pela crise econômica e pela pandemia], como turismo, serviços e comércio em geral, em alguns locais no Estado a dificuldade é menor. Os municípios mais fortes no agronegócio conseguem manter sua atividade econômica. O que se produz no Estado acaba gerando a industrialização e uma série de outros serviços, como manutenção de máquinas e equipamentos e compra de insumos. Ações que contribuem para movimentar a economia estadual”, explicou ele.

Segundo Cesar, ações do Governo de Mato Grosso propiciaram boa parte dos dados positivos para o Estado, uma vez que obras de infraestrutura e também na saúde contribuíram para a manutenção de empregos e novas contratações.

“Gera-se emprego pela necessidade de enfrentar a doença e para dar continuidade às obras de infraestrutura. Além disso, há vários investimentos na área industrial que continuam em andamento, mesmo com todas as dificuldades. São projetos importantes para as empresas e que continuam em andamento”, pontuou o secretário.

Outro ponto destacado pelo gestor foram as políticas públicas implementadas pelo governo, que auxiliaram o setor econômico e, consequentemente, a manutenção de empregos e atividades.

“Tudo que pode ser feito, enquanto política pública ou apoio do Governo do Estado tem sido feito. Tivemos isenções e prorrogações de impostos e abertura de crédito aos pequenos empresários, que permitiram que alguns setores não fossem tão afetados, principalmente pela pandemia”.

Obras do Governo

O Governo de Mato Grosso manteve em 2020 obras de infraestrutura, na saúde e na educação. Foram mais de 1.000 quilômetros de asfalto novo construído e 1.200 km de recuperação do asfalto já existente, além da construção de 72 pontes de concreto em diversos municípios.

O Estado também retomou as obras de construção dos Hospitais Central e Julio Muller, e ampliou e modernizou as unidades regionais de Cáceres, Rondonópolis, Sinop e Sorriso, além do Hospital Estadual Santa Casa e do Hospital Metropolitano.

Na Educação, foram investidos R$ 150 milhões em obras, de construção, reforma e manutenção, de 160 escolas estaduais.

Desemprego

Mato Grosso também registrou no período outro bom desempenho. O Estado é o segundo com a menor taxa de desemprego (9,9%), atrás somente de Santa Catarina, com 6,6%, de acordo com o IBGE. No país, a taxa de desemprego ficou em 14,6%, enquanto na região Centro Oeste, 12,7%.

 

 

 

FONTE: http://www.mt.gov.br/-/16499382-mato-grosso-tem-o-maior-indice-de-pessoas-em-idade-para-trabalhar-exercendo-atividade-remunerada

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize