28/03/2024

Secretário de MT cita 200 amostras de variantes e prevê o caos na saúde

variantes
As novas variantes têm se apresentado com disseminação mais célere, o que rapidamente superlotaria as UTIs do estado e implantaria o caos. Foto – SecomMT

secretário de saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, mostrou preocupação com os novos capítulos da pandemia no estado e afirmou, nas últimas horas, que o “colapso” é inevitável.

Figueiredo não economizou críticas à população, que segundo ele está agindo como se a “pandemia tivesse acabado”. A preocupação se acumula com as novas variantes.

Atualmente, 200 amostras foram colhidas suspeitas de serem já formas do vírus com mutação circulando pelo estado. As novas variantes têm se apresentado com disseminação mais célere.

Usando seu próprio caso como exemplo, Gilberto alertou para inúmeros registros de reinfecção. “A reinfecção é quase uma certeza absoluta. Eu mesmo que estou falando com vocês [sou exemplo].  Todas as evidências mostram que meu caso foi assim. Pode ser que na primeira vez o organismo não gerou anticorpos. Até porque os exames que eu fazia não apresentavam que eu tinha defesa imunológica. A tendência é que muitos possam ser reinfectados desta forma”, alertou, em fala ao Olhar Direto.

Gilberto acrescentou que a taxa de ocupação de leitos de UTI pra COVID ainda não são objeto de preocupação prioritária, mas prevê o caos se as variantes se alastrarem pelo estado.

“Ainda temos um número substancial de leitos disponíveis, com a taxa de ocupação sendo segurada por volta de 70%. Isso porque nós estamos abrindo novas unidades em um ritmo bom (…) Mas se continuar o crescimento e as novas variantes chegarem, o colapso é inevitável”, finalizou.

 

 

Fonte: https://nmt.com.br/2021/02/18/secretario-de-mt-cita-200-amostras-de-variantes-e-preve-o-caos-na-saude/

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize