28/03/2024

Claudinei, Thiago Silva e Janaína repercutem decreto do Governo de MT

decreto
Governador é cobrado quanto a impactos econômicos da medida e sobre a necessidade de aumentar fiscalização e o número de leitos de UTI no estado… Foto – Montagem NM

Assim como nas ruas, a classe política repercute nesta terça-feira (2) os efeitos práticos que poderão ser avistados nas cidades mato-grossenses nos próximos 15 dias com o decreto expedido pelo Governo de Mato Grosso, visando instituir medidas mais severas em relação a circulação de pessoas e funcionamento dos comércios.

A principal crítica recai sobre a condição de obrigar o fechamento de empresas das 19 às 5 da manhã. Para o deputado estadual, Claudinei Lopes (PSL), o foco prioritário deveria ser reforçar a fiscalização para inibir aglomerações em festas clandestinas, bem como aumentar leitos de UTI pra COVID.

“Primeiro que o governador já deveria ter feito essa reunião com os prefeitos bem antes, ouvindo os problemas de cada município. É preciso ter cuidado com isso, não adianta fechar comércio, restringir o trabalho das empresas, gerar mais desemprego e não resolver (…) A população tem culpa, políticos têm culpa, inclusive com as eleições 2020, mas bares e lanchonetes precisam funcionar, gerar renda. Tem de haver um alinhamento e intensificar a fiscalização em cima das aglomerações, isso vai dar resultado, sem fechar tudo”, analisa.

Especificamente sobre a abertura dos novos leitos, Claudinei não aceita a fala de que isso não é possível porque não há mão de obra. “Diante da urgência, vai ter de contratar enfermeiros, médicos. Que se faça contratos individuais, enfim, é preciso avançar. As contratualizações precisam ser feitas, parcerias com municípios que têm condições. Não adianta lavar as mãos e dizer que não dá porque não tem pessoal, isso é um absurdo”, criticou.

Já o parlamentar Thiago Silva (MDB) também não quer um lockdown total, mas aceita medidas restritivas e reconhece a dificuldades de expandir a oferta de vagas para pacientes graves. “A gente está preocupado com a situação, aumentou significativamente os casos de COVID e com isso as nossas UTIs estão lotadas. Sou contra o Lockdonw 100%, mas sou a favor de medidas mais duras. Está chegando uma situação que não há como mais garantir a abertura de novas UTIs. Defendo medidas mais duras para que a situação não piore”, pontua.

Um dos posicionamentos que mais chamou a atenção foi de Janaína Riva (MDB), deputada estadual que é tida como aliada da atual gestão estadual. A parlamentar criticou duramente os termos propostos. “Não podemos ignorar o fato que as pessoas precisam trabalhar, comer e alimentar seus filhos. A restrição de horários pode causar mais aglomerações do que já acontece. O toque de reconhecer pode jogar na miséria milhares de autônomos que vivem do espetinho, do açaí e de atividades informais

A deputada afirmar que os políticos precisam entender o momento, onde em um de pandemia muitas empresas foram fechadas, milhares de empregos perdido e agora, mesmo com a vacinação iniciada, a sensação é de que está havenda uma retração e monta-se um cenário de futuro incerto.

“Se eu vivesse de vender “baguncinha”, por exemplo, como iria comprar alimento e remédio para meus filhos?”, indagou, sugerindo toque de recolher as 22 horas, com mercados e demais atividades essenciais disponíveis todos os dias até as 21, bem como bares e restaurantes, além de fiscalização rigorosa pra conter aglomerações.

 

 

 

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize