29/03/2024

Dona Eulália é homenageada em projeto transmídia

Conhecida por seu famoso bolo de arroz cuiabano, Eulália será homenageada com exposição fotográfica, música, videoclipe, livro e tela

Eulália da Silva Soares, mais conhecida como Dona Eulália por seu tradicional bolo de arroz cuiabano, é homenageada como Mestre da Cultura em um projeto transmídia, que utilizará música, videoclipe, livro, tela e exposição fotográfica para contar a história da cozinheira que há 65 anos difunde a tradição do bolo de arroz cuiabano.

O projeto intitulado “Cuiabá de Eulália – Transmídia” será lançado oficialmente na próxima quinta-feira (27), às 19h, na casa dela. O projeto foi contemplado no edital Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), realizado com recursos da Lei Aldir Blanc.

A história de Eulália será contada por meio de uma exposição fotográfica produzida por Amaury Santos, uma música inédita composta por João Eloy, um livro digital escrito pela jornalista Karina Arruda, uma pintura sobre tela produzida por Valques Pimenta e um videoclipe produzido por Carlos Kavano.

Em razão da pandemia, a inauguração do Centro Cultural e o lançamento de todos os trabalhos do projeto acontecerão em transmissão on-line, pelo perfil do projeto no Instagram @cuiabadeeulalia e pela comunidade do Facebook Cuiabá-MT de Antigamente. Após o evento, os frequentadores, visitantes e fãs da Dona Eulália que forem tomar o tradicional “chá com bolo” terão a oportunidade de conhecer e apreciar todo o trabalho.

“Cuiabá de Eulália – Transmídia” foi idealizado pelo fotógrafo Amaury Santos. “É uma grande honra poder homenageá-la em vida”, comenta Amaury. Ele acrescenta que cada mídia vai contando uma parte da história e deixando as pessoas curiosas levando-as a acessarem as outras mídias. “O projeto proporcionará às pessoas uma experiência singular e inovadora”, destaca o fotógrafo.

Dona Eulália tem 87 anos e há 65 mantém viva e difunde a tradição do bolo de arroz cuiabano, prato típico de Mato Grosso, chancelado pela Lei n° 10.514 de 18 de janeiro de 2017 e um dos principais símbolos da cultura regional.

João Eloy morou no bairro da Lixeira na infância e adolescência e conheceu de perto Dona Eulália e seus familiares. “Eu cantei nas bodas de ouro dela. É minha amiga particular. Fiquei muito honrado quando me convidaram para fazer parte desse projeto e compor uma música inédita em homenagem à Dona Eulália. Ela é uma pessoa maravilhosa, que é o símbolo da cuiabania e referência na gastronomia mato-grossense”, comenta o cantor.

 

 

Fonte: http://www.mt.gov.br/web/sec/-/17168155-dona-eulalia-e-homenageada-em-projeto-transmidia

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize