15/02/2026
Banner TOPO TCE

Lúdio Cabral e Gilberto Cattani tentam emplacar mais duas CPIs

O deputado estadual Lúdio Cabral

Os deputados estaduais Lúdio Cabral (PT) e Gilberto Cattani (PSL) tentam emplacar mais duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa. Os parlamentares, contudo, sofrem em busca de apoio para conseguirem tirar as investigações do papel.

O parlamentar petista quer investigar os fatores que levam Mato Grosso a ser o estado com maior mortalidade por covid-19 no país. Mato Grosso tem 367 mortes por covid a cada 100 mil habitantes, segundo dados do painel epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde da segunda-feira (9).

Lúdio começou a coletar assinaturas de apoio e a primeira foi do deputado Valdir Barranco (PT). Para instalar uma CPI, são necessárias assinaturas de oito deputados, o equivalente a um terço da Assembleia Legislativa.

“O objetivo dessa CPI é investigar as ações e omissões do Estado de Mato Grosso no enfrentamento da pandemia que nos fizeram ser o primeiro estado em mortalidade por covid-19. No início da pandemia, o governo estadual dizia que o coronavírus não provocaria grande impacto em Mato Grosso por causa do calor, da população pequena e da baixa densidade populacional. Por que, depois de 16 meses, Mato Grosso é o estado em que mais pessoas morreram proporcionalmente por covid-19?”, explicou Lúdio.

Já Cattani protocolou junto à Mesa Diretora um requerimento de criação de uma CPI para investigar o alto preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o popular ‘gás de cozinha’, em Mato Grosso.

“Protocolamos um requerimento para uma CPI na Assembleia Legislativa para apurarmos porque o gás no Estado de Mato Grosso é o mais caro do país. De quem seria esta culpa? Será que é do Governo? Será que são os impostos? Será que a culpa é das distribuidoras, da revendedora ou de quem envaza este gás? Onde está o problema e porque que nós pagamos o gás mais caro no Brasil?”, questionou o deputado.

A intenção do parlamentar é identificar a existência de um suposto monopólio no Estado. “Vamos apurar se existe um monopólio, oligopólio ou o que for que está prejudicando a boa comercialização do gás no nosso Estado. Vamos colher as assinaturas, já temos o apoio do deputado Elizeu Nascimento que se tornou coautor, e vamos descobrir onde está de fato o problema do gás no nosso Estado”, afirmou.

Para o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), primeiro-secretário do Legislativo Mato-grossense, nenhuma das CPIs devem prosperar no Parlamento por falta de assinaturas necessárias.

Isto porque, segundo ele, ambos requerimentos não possuem embasamento para ser implantadas. “Acredito que essas CPIs não vão ter seguimento. Pra você começar investigação você tem que ter um indicio muito forte e até agora ninguém comprovou isso”, disse o parlamentar.

 

 

 

Fonte: https://www.diariodecuiaba.com.br/politica/ludio-cabral-e-gilberto-cattani-tentam-emplacar-mais-duas-cpis/587950

Similar Articles

Comments

Advertisment
Banner Lateral GOV

Recentes

Advertisment
Banner Lateral sorriso