28/03/2024

Primeira-dama Márcia Pinheiro recebe prêmio por auxílio financeiro a órfãos do feminicídio

Entre os principais critérios para concessão do auxílio estão: a presença no Cadastro Único; comprovação de matrícula escolar; renda familiar de até R$ 3,5 mil, entre outros

(por Tábita Marinho/Especial para o VGN)

image
VGN

“Imagine a dor e o desolamento de uma criança que perdeu sua mãe, assassinada pelo seu próprio pai. Se o pai vai preso ou está foragido, quem cuida dessa criança?”. A pergunta é da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, ao falar sobre a criação do projeto Ação Solidária, iniciativa inédita no Brasil, que recebeu o Prêmio Top Empresarial – Empresas e Gestores que fazem acontecer, no dia 13 de maio, na capital mato-grossense. “Foi pensando nessa situação de total impotência e incapacidade de crianças e adolescentes filhos de vítimas de feminicídio que foi criado este programa de transferência de renda”, explicou a primeira-dama.

Organizado pelo Núcleo de Apoio à Primeira-dama, que engloba as Secretarias Municipais de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e da Mulher, o Ação Solidária foi lançado em setembro de 2021, e em abril deste ano já havia transferido as primeiras parcelas de meio salário mínimo a oito crianças órfãs em razão de feminicídios.

Referência nacional – No início de maio, em visita à Cuiabá, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, não apenas elogiou a ação, como afirmou que o projeto criado em Cuiabá será modelo para efetivação do Plano de Ação de Enfrentamento ao Feminicídio, do Governo Federal.

Em seu discurso, a ministra disse: “Essa ação da Prefeitura de Cuiabá é uma forma do Estado dizer a essas famílias: ‘vocês não estão só neste momento’ Nunca se pensou nos órfãos, mas sabemos que sozinhos não somos capazes de avançar, é preciso a união de esforços. Esse projeto é o que acredito que pode dar certo”, declarou Cristiane.

Entre os principais critérios para concessão do auxílio estão: a presença no Cadastro Único; comprovação de matrícula escolar; renda familiar de até R$ 3,5 mil, entre outros. O direito é válido por um ano, podendo ser renovado por mais um. A ação visa atender, ainda neste ano, até 20 crianças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.vgnoticias.com.br/cidades/primeira-dama-marcia-pinheiro-recebe-premio-por-auxilio-financeiro-a-orfaos-do-feminicidio/89015

Similar Articles

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Advertisment
DP TESTE

Powered by WP Bannerize

Recentes

Advertisment

Powered by WP Bannerize